A Tesla vai abrir um novo centro europeu de I&D (investigação e desenvolvimento) em Berlim, dedicado ao estudo de materiais, baterias e grupos motopropulsores elétricos.
Neste artigo:
Centro Europeu de I&D com 250 engenheiros
O centro europeu de I&D da Tesla ficará localizado num antigo complexo industrial com cerca de 20.000 metros quadrados, no distrito de Köpenick, a leste da capital alemã.
Lars Moravy, gestor sénior da Tesla, afirmou à agência noticiosa alemã que cerca de 130 engenheiros atualmente a trabalhar na fábrica de Grünheide serão transferidos para o novo centro, tendo o construtor norte-americano planos para expandir a equipa até 250 elementos nos próximos meses.
Dimensão e capacidade energética na base da decisão
A escolha de Köpenick foi feita após a análise de mais de 30 potenciais localizações, tendo a hipóteses de construir uma instalação de raiz ter estado em cima da mesa.
A decisão da Tesla de ocupar o antigo complexo industrial de Köpenick teve em conta a dimensão do espaço, a capacidade energética disponível e a proximidade entre Berlim e Grünheide, onde se situa a principal unidade de produção europeia da Tesla.
Uma decisão “muito positiva”
Oliver Igel, presidente da câmara de Treptow-Köpenick, considera a decisão “muito positiva”. Em declarações ao alemão rbb24, sublinhou que as negociações com a Tesla decorrem desde outubro de 2024. A agência Berlin Partner, responsável pelo desenvolvimento económico da cidade, também saudou o investimento, destacando o potencial do centro para posicionar Berlim como referência europeia em tecnologias de baterias e motopropulsão elétrica.
Subscreva a Newsletter
Stefan Franzke, CEO da Berlin Partner, afirmou à agência noticiosa que “atrair um centro de desenvolvimento como este representa uma oportunidade estratégica para a cidade e para a Alemanha, reforçando a capacidade de competir como polo europeu de inovação”.