Tesla mais acessível Tesla mais acessível

Tesla confirma início da produção de modelo mais acessível

A Tesla confirmou o início da produção das “primeiras unidades” de um modelo elétrico “mais acessível”, com base na atual plataforma de produção do Model 3 e Model Y.

Modelo mais acessível ainda em 2025

A confirmação surge no âmbito da apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2025, e procura reafirmar que a fabricante cumpriu o objetivo anunciado para o primeiro semestre do ano.

Tesla mais acessível
Os sites norte-americanos apontam diferenças entre o Model Y o modelo mais acessível @DR

“Estamos a expandir a nossa oferta de veículos, incluindo as primeiras construções de um modelo mais acessível em junho, com produção em volume prevista para o segundo semestre de 2025”, afirma a construtora norte-americana na apresentação de resultados do segundo trimestre de 2025

Apesar da afirmação, a realidade é que nenhum modelo novo foi oficialmente lançado no mercado até julho, alimentando dúvidas entre investidores e seguidores da marca sobre o que Tesla entende por “produção inicial”.

Alteração de planos e cancelamento da plataforma dedicada

A Tesla cancelou anteriormente dois projetos de veículos mais baratos — apelidados de NV91 e NV92 — que estavam a ser desenvolvidos sob uma nova plataforma dedicada a modelos de baixo custo. Estes projetos foram abandonados no início de 2024, e os recursos redirecionados para produção derivada da plataforma atual do Model 3/Y.

A decisão terá sido motivada pela subutilização das linhas de montagem de Fremont, face à quebra na procura, e pela necessidade de otimização dos ativos de produção existentes. Elon Musk reconheceu que a capacidade instalada das fábricas para o Model 3 e Model Y não estava a ser plenamente aproveitada.

Tesla mais acessível
O Tesla mais acessível será baseado nos Model 3 e Y @Tesla

Com esta alteração de estratégia, a serem produzidos modelos “acessíveis” da Tesla, estes serão versões simplificadas dos atuais automóveis — com menos funcionalidades, materiais mais económicos e possível redução nas dimensões, em particular no novo modelo que se aproxima do formato do Model Y.

Prototipagem já decorre na Califórnia

Nos últimos meses, diversos veículos camuflados foram observados nas imediações da fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia, com formato semelhante ao Model Y. As especulações apontam para a fase de testes dos novos modelos simplificados, que devem estrear ainda em 2025 com preço base significativamente inferior ao dos atuais modelos.

Protótipo
O protótipo da Tesla @DR

Contudo, a Tesla reconheceu no seu relatório que limitações de design surgem quando se utilizam as mesmas linhas de produção para diferentes veículos, sugerindo que o novo modelo poderá ser muito semelhante em aparência ao Model Y, com poucas alterações estruturais.

“Estamos limitados em quão diferentes podem ser os veículos quando construídos nas mesmas linhas de produção.” — Tesla, earnings call Q2 2025

Incerteza em torno do “Tesla de 25 mil dólares”

A expectativa sobre um Tesla de 25.000 dólares tem gerado confusão nos últimos anos. Após rumores de que o projeto tinha sido cancelado em 2024, Elon Musk negou publicamente a existência de tal plano. Com os veículos NV91 e NV92 fora da equação, o foco da Tesla passou para a reutilização da plataforma atual e para o Cybercab, que absorveu os recursos técnicos originalmente previstos para a gama económica.

A aparente contradição entre declarações públicas e decisões técnicas contribui para a perplexidade entre analistas e clientes, que aguardam clarificações sobre a proposta real deste novo modelo acessível.

Produção em volume no segundo semestre

Agora, a Tesla afirma que o novo modelo de baixo custo terá a sua produção em escala a partir do terceiro trimestre de 2025.

Subscreva a Newsletter

A marca parece apostar num produto destinado a aumentar a penetração de mercado, especialmente num contexto de concorrência crescente e da diminuição de vendas e da quota de mercado da marca norte-americana, num movimento que é acompanhado pela chegada ao mercado de várias propostas interessantes no segmento 100% elétrico de entrada, até agora praticamente inexistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *