A Tesla decidiu reintroduzir o manípulo de piscas como equipamento de série no Model 3 vendido na China, dois anos após o ter removido em favor de botões no volante. A decisão surge na sequência de críticas persistentes por parte de utilizadores e especialistas, que consideraram a alteração um retrocesso em termos de ergonomia e segurança.
Neste artigo:
Manípulo de piscas para modelos já entregues
Além de equipar os novos Model 3 com o manípulo tradicional, a Tesla disponibilizou uma atualização paga para os veículos já entregues sem esse componente. Através da aplicação móvel da marca, os proprietários poderão adquirir o manípulo por 2.499 yuan (cerca de 350 dólares), sendo que a instalação estará disponível a partir de meados de setembro.
De acordo com a app da Tesla na China, esta opção aplica-se apenas a unidades produzidas após 7 de fevereiro de 2025, com a promessa de que os modelos anteriores também terão acesso ao serviço numa fase posterior.
Mudança polémica em 2023
O manípulo de piscas foi removido em setembro de 2023, quando a Tesla apresentou uma versão atualizada do Model 3. A alteração fazia parte de uma reformulação estética e funcional que incluía a eliminação do manípulo de mudanças e do controlo dos limpa para-brisas, transferindo essas funções para o ecrã central e para botões no volante. A medida gerou controvérsia, com muitos condutores a queixarem-se da dificuldade de adaptação e da quebra de hábitos de condução enraizados.
Subscreva a Newsletter
Curiosamente, o Model Y manteve o manípulo de piscas na sua versão atualizada lançada em janeiro de 2025, embora tenha adotado o sistema de mudanças por ecrã. Esta decisão parece ter sido bem recebida, contrastando com o feedback negativo em torno do Model 3, o que poderá ter influenciado o recuo da Tesla. Para já apenas disponível na China, é provável que o manípulo de piscas volte a equipar os Model 3 à venda na Europa e noutros mercados.