O Tesla Model Y foi o carro elétrico mais vendido globalmente no terceiro trimestre de 2025, de acordo com dados da Counterpoint Research. Entre os gigantes da mobilidade elétrica, a chinesa BYD continua, porém, a comandar o mercado.
Ouve o resumo do artigo:
Áudio gerado por IA
Neste artigo:
Model Y e Model 3 no pódio
O Tesla Model Y manteve-se como o veículo elétrico mais vendido do mundo no terceiro trimestre, com mais de 160 mil unidades entregues, enquanto o Model 3 voltou a entrar no pódio global, reforçando o peso da marca no segmento dos BEV compactos e familiares.

A análise da Counterpoint sublinha que “dois modelos da Tesla continuam a dominar as vendas globais de elétricos por modelo”, sinal de que a estratégia de atualizações contínuas ao Model Y e à gama Model 3 está a resultar em vários mercados-chave, da China aos Estados Unidos.
BYD lidera mercado global, Tesla segura segundo lugar
Em termos de quota de mercado global em BEV, a BYD mantém a “coroa” de maior vendedora, com vendas trimestrais próximas das 600 mil unidades e um crescimento anual superior a 30%, apoiada numa oferta que vai dos urbanos acessíveis a modelos mais familiares.
A Tesla surge em segundo lugar, com mais de 13% de quota e um aumento das vendas na ordem dos 7% face ao mesmo período do ano anterior, impulsionada, segundo a Counterpoint, pelo bom desempenho do renovado Model Y e pela procura antecipada nos EUA antes do fim de benefícios fiscais.
Geely surpreende e sobe ao pódio dos BEV
A chinesa Geely afirmou‑se como o terceiro maior vendedor global de BEV, com cerca de 10% de quota e um impressionante crescimento de 51% em termos homólogos no terceiro trimestre de 2025.

Infografia gerada por IA
O impulso veio, em particular, das marcas Galaxy e Zeekr, no segmento de entrada e médio, com modelos como o Galaxy Xingyuan, Galaxy E5 e o mini‑elétrico Panda a responderem à procura doméstica por elétricos mais acessíveis, mas ricos em software e conectividade.
Mercado elétrico acelera e BEV ganham peso
À escala global, as vendas de veículos elétricos voltaram a acelerar no terceiro trimestre, com um crescimento de cerca de 30% ano após ano, e os BEV a representarem cerca de dois terços de todas as vendas de veículos eletrificados.
A penetração dos BEV atingiu um novo marco, aproximando‑se de um quinto das vendas globais de ligeiros de passageiros, muito à custa do dinamismo da China, que concentra cerca de 60% do volume mundial, seguida pela Europa e pelos Estados Unidos.
Tendência: mais modelos, mais pressão sobre preços
A combinação de liderança chinesa em volume, consolidação da Tesla no topo por modelo e ascensão de grupos como a Geely está a acentuar a pressão competitiva sobre preços e margens em todo o ecossistema elétrico.
Subscreva a Newsletter
Para o consumidor europeu, esta disputa traduz‑se numa oferta mais diversificada, com maior autonomia média, software mais sofisticado e uma tendência clara para versões “low‑cost” que procuram transformar o elétrico de produto aspiracional em escolha dominante no mercado de massas.



