Tesla Model Y Standard Tesla Model Y Standard

Tesla Model Y Standard pode chegar à Europa este ano

O novo Model Y Standard vai ser fabricado na Alemanha e é 5.000 euros mais barato do que o atual modelo de entrada.

O novo e mais barato Tesla Model Y Standard vai ser comercializado na Europa e deve chegar ao mercado ainda este ano.

Tesla supreende com novo Model 3 Standard

A marca norte-americana apresentou ontem a versão mais barata e básica do Model Y, o Standard, que nos Estados Unidos custa menos 5.000 dólares do que a versão de tração traseira.

Tesla Model 3 Standard
A marca americana surpreendeu ao apresentar também o Model 3 Standard @Tesla

A marca norte-americana surpreendeu ao apresentar também um Model 3 Standard. Os dois modelos começaram já a ser vendidos nos Estados Unidos, havendo alguma especulação sobre a sua chegada à Europa.

Model Y Standard na Europa por 40.000 euros

O site alemão Automobilwoche afirma que o Model Y Standard deverá começar a ser fabricado na gigafábrica de Berlim nas próximas semanas, chegando ao mercado ainda antes do final do ano. Já sobre o Model 3 Standard na Europa, ainda não há notícias, mas é provável que acabe por chegar ao mercado.

Tesla Model Y Standard
O Model Y Standard chega ao mercado europeu ainda este ano @Tesla

Na Alemanha, ainda de acordo com a mesma publicação, o novo entrada de gama do modelo terá um preço base de €40,000, cerca de 5 mil euros mais barato do que a versão de tração traseira.

Um preço que deverá ser igual em Portugal. O Model Y tração traseira é vendido no nosso país a partir de 44.990 euros, em linha com o preço por que é disponibilizado no mercado alemão.

Mais baratos e menos potentes

As novas versões Standard dos dois modelos são mais baratas, porque a construtora cortou no equipamento e na performance. Entre as principais mudanças estão a ausência das barras de luz dianteira e traseira no Model Y, novas jantes de 18 polegadas, consola central simplificada, menor número de colunas de som, eliminação da iluminação ambiente e do ecrã traseiro.

O desempenho também sofre um ligeiro corte: a autonomia e a aceleração face às versões Premium, como se passam a chamar as versões intermédias, e Performance. Os modelos Standard têm menor autonomia e carregam mais lentamente.

Apesar das reduções, as versões Standard mantêm algumas comodidades essenciais. A Tesla confirmou que o número de portas USB e carregadores de telemóvel permanece inalterado, tal como os bancos com ajuste elétrico, o sistema de abertura automática da bagageira e a iluminação nos painéis das portas e zona dos pés.

Mais importante: as funcionalidades de segurança ativa continuam intactas. Todos os sistemas de assistência à condução e segurança automática estão incluídos, assegurando o mesmo nível de proteção oferecido pelas versões mais caras.

Model 3 e Model Y — Comparativo EUA (2025)

Modelo / VersãoTraçãoAutonomia0-60 mphPreço (US$)
Model 3 StdRWD321 mi5,8 s36.990
Model 3 LRAWD346 mi4,2 s47.490
Model 3 PerfAWD303–309 mi2,9 s>52.000
Model Y StdRWD321 mi6,8 s39.990
Model Y LRAWD327 mi4,6 s48.990
Model Y PerfAWD303–310 mi3,5 s>54.000

Software e condução autónoma: o trunfo mantém-se

As novas versões mantêm total compatibilidade com o software da marca, incluindo as atualizações over-the-air e o acesso à rede Supercharger, ainda que com uma ligeira redução na velocidade de carregamento devido à bateria mais pequena.

Subscreva a Newsletter


Os condutores poderão também subscrever o sistema Full Self-Driving (Supervised), o pacote mais avançado de condução assistida da marca. No entanto, o Autosteer com centragem automática de faixa deixa de ser uma função padrão, o que representa um recuo inesperado face às versões anteriores. A Tesla, contudo, acrescenta no seu configurador norte-americano: “features subject to change”, o que indica que o equipamento poderá ainda sofrer ajustes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *