O novo e mais barato Tesla Model Y Standard vai ser comercializado na Europa e deve chegar ao mercado ainda este ano.
Table of Contents
Tesla supreende com novo Model 3 Standard
A marca norte-americana apresentou ontem a versão mais barata e básica do Model Y, o Standard, que nos Estados Unidos custa menos 5.000 dólares do que a versão de tração traseira.
A marca norte-americana surpreendeu ao apresentar também um Model 3 Standard. Os dois modelos começaram já a ser vendidos nos Estados Unidos, havendo alguma especulação sobre a sua chegada à Europa.
Model Y Standard na Europa por 40.000 euros
O site alemão Automobilwoche afirma que o Model Y Standard deverá começar a ser fabricado na gigafábrica de Berlim nas próximas semanas, chegando ao mercado ainda antes do final do ano. Já sobre o Model 3 Standard na Europa, ainda não há notícias, mas é provável que acabe por chegar ao mercado.
Na Alemanha, ainda de acordo com a mesma publicação, o novo entrada de gama do modelo terá um preço base de €40,000, cerca de 5 mil euros mais barato do que a versão de tração traseira.
Um preço que deverá ser igual em Portugal. O Model Y tração traseira é vendido no nosso país a partir de 44.990 euros, em linha com o preço por que é disponibilizado no mercado alemão.
Mais baratos e menos potentes
As novas versões Standard dos dois modelos são mais baratas, porque a construtora cortou no equipamento e na performance. Entre as principais mudanças estão a ausência das barras de luz dianteira e traseira no Model Y, novas jantes de 18 polegadas, consola central simplificada, menor número de colunas de som, eliminação da iluminação ambiente e do ecrã traseiro.
O desempenho também sofre um ligeiro corte: a autonomia e a aceleração face às versões Premium, como se passam a chamar as versões intermédias, e Performance. Os modelos Standard têm menor autonomia e carregam mais lentamente.
Apesar das reduções, as versões Standard mantêm algumas comodidades essenciais. A Tesla confirmou que o número de portas USB e carregadores de telemóvel permanece inalterado, tal como os bancos com ajuste elétrico, o sistema de abertura automática da bagageira e a iluminação nos painéis das portas e zona dos pés.
Mais importante: as funcionalidades de segurança ativa continuam intactas. Todos os sistemas de assistência à condução e segurança automática estão incluídos, assegurando o mesmo nível de proteção oferecido pelas versões mais caras.
Model 3 e Model Y — Comparativo EUA (2025)
Modelo / Versão | Tração | Autonomia | 0-60 mph | Preço (US$) |
---|---|---|---|---|
Model 3 Std | RWD | 321 mi | 5,8 s | 36.990 |
Model 3 LR | AWD | 346 mi | 4,2 s | 47.490 |
Model 3 Perf | AWD | 303–309 mi | 2,9 s | >52.000 |
Model Y Std | RWD | 321 mi | 6,8 s | 39.990 |
Model Y LR | AWD | 327 mi | 4,6 s | 48.990 |
Model Y Perf | AWD | 303–310 mi | 3,5 s | >54.000 |
Software e condução autónoma: o trunfo mantém-se
As novas versões mantêm total compatibilidade com o software da marca, incluindo as atualizações over-the-air e o acesso à rede Supercharger, ainda que com uma ligeira redução na velocidade de carregamento devido à bateria mais pequena.
Subscreva a Newsletter
Os condutores poderão também subscrever o sistema Full Self-Driving (Supervised), o pacote mais avançado de condução assistida da marca. No entanto, o Autosteer com centragem automática de faixa deixa de ser uma função padrão, o que representa um recuo inesperado face às versões anteriores. A Tesla, contudo, acrescenta no seu configurador norte-americano: “features subject to change”, o que indica que o equipamento poderá ainda sofrer ajustes.