A Tesla está a trabalhar numa nova pickup compacta elétrica, pensada para responder aos desafios de mobilidade em centros urbanos e às restrições dos mercados internacionais. O modelo já entrou em fase de estudo na Design Studio da marca, foi confirmado por um dos executivos da construtora norte-americana.
Neste artigo:
Um novo tipo de pickup?
A possibilidade foi abordada pelo vice-presidente da divisão de Powertrain da Tesla, Lars Moravy, durante uma sessão pública da empresa no evento X Takeover, e sugere que o desenvolvimento já entrou em fase de estudo na Design Studio da marca em Hawthorne, Califórnia.
Questionado diretamente sobre a possibilidade de uma versão mais compacta da Cybertruck, Moravy foi cauteloso nas palavras: “Falámos sempre sobre fazer uma pickup mais pequena. Acho que, no futuro, à medida que o conceito de Robotaxi se torna realidade, vamos pensar nessas opções e refletir sobre que tipo de serviço será útil, não apenas para pessoas, mas também para bens.”
A afirmação deixa em aberto se o novo modelo seria uma variação da Cybertruck ou um design completamente novo. O designer norte-americano Emre Husman tem uma visão de uma pickup compacta sem o feitio anguloso da Cybertruck e são as suas criações que ilustram este artigo.
Apesar das cautelas, Moravy deixou clara a existência de avanços nos bastidores: “definitivamente, estamos a agitar ideias no nosso estúdio de design sobre o que podemos fazer para responder a essa necessidade.” Embora a Tesla já tenha concebido pickups de menores dimensões no passado, nenhum dos projetos foi lançado comercialmente, o que confere ainda mais relevância às declarações públicas do VP de Powertrain.
Cybertruck com limitações a nível global
Apesar de ter sido o modelo mais vendido no segmento de pickups 100% elétricas ao longo de 2024, a Cybertruck mantém-se disponível apenas nos Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos, com as vendas a desiludir. Segundo Moravy, o seu tamanho volumoso torna o modelo impraticável para muitas regiões da Europa e Ásia, onde a Tesla ambiciona consolidar quota de mercado.
Esta constatação já tinha motivado uma redução de dimensões antes do arranque da produção em outubro de 2023, com o objetivo de facilitar o transporte nos túneis da The Boring Company e tornar o modelo mais acessível ao público. Além do mais, o design com arestas faz com que a Cyvbertruck não consiga obter certificação em mercados como o europeu.
Escalabilidade e novos segmentos
A movimentação da Tesla em direção a uma pickup elétrica mais pequena alinha-se com duas tendências evidentes: a necessidade de veículos escaláveis e adaptados a geografias com limitações de espaço, e o crescimento do conceito Robotaxi, que poderá conjugar transporte de passageiros e mercadorias.
Subscreva a Newsletter
Ao antecipar este cenário, a marca californiana mostra sinais de querer reforçar a sua competitividade no segmento comercial leve, hoje ainda dominado por soluções a combustão interna ou híbridas. No evento do X, Moravy sublinhou: “Estamos definitivamente a pensar no estúdio de design sobre o que poderíamos fazer para satisfazer essa necessidade, com certeza.”