A Tesla recuperou a liderança nas vendas de automóveis 100% elétricos em Portugal. A marca norte-americana já sente os efeitos da chegada do novo Model Y.
Neste artigo:
No topo pela primeira vez em 2025
2025 tem sido um ano atípico para a Tesla em Portugal, mas o último mês voltou a colocar a marca no topo. De acordo com os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, em junho, a Tesla voltou a liderar as matrículas de automóveis elétricos (BEV) em Portugal.
Junho viu a Tesla regressar ao topo das vendas de automóveis elétricos, o que acontece pela primeira vez este ano. Tradicionalmente, a Tesla lidera o segmento dos automóveis elétricos em Portugal, mas este ano as coisas não têm corrido bem, com a marca norte-americana a chegar a ocupar o quinto posto.
Quebra de 25% em 2025
Os dados estatísticos divulgados mensalmente pela ACAP dão conta de que a Tesla matriculou 1.315 unidades em junho, o que representa um aumento de 7,5% relativamente ao mesmo mês do ano passado.
No entanto, desde o início do ano, as vendas da Tesla em Portugal ainda demonstram uma queda de 25,3% relativamente a 2024. Desde janeiro, a marca colocou 4.088 unidades nas estradas portuguesas.
Efeito Model Y
Os números conseguidos pela Tesla no mercado português em junho indiciam que o renovado Model Y está finalmente a chegar ao mercado.
Lançado a 14 de janeiro a nível internacional, a espera pelo novo MY tem sido apresentada como uma das razões para a diminuição das vendas da marca, não só em Portugal como a nível global.
Top 5
Depois da Tesla, a marca que mais vendeu automóveis elétricos em Portugal foi a BMW, que matriculou 390 unidades em junho. A marca bávara teve um aumento de 46,6% relativamente ao mesmo mês do ano passado.
Em terceiro lugar surge a BYD, que vem cimentando a sua presença no topo dos maiores vendedores de automóveis elétricos em Portugal. O construtor chinês matriculou 342 unidades em junho, mais 50% do que no mesmo mês de 2024.
Subscreva a Newsletter
Com mais de 300 unidades vendidas surge ainda a Volvo, que colocou no mercado 314 automóveis elétricos. Um número que é inferior em 14% ao de junho de 2024. O top 5 das marcas que mais matricularam automóveis elétricos é completado com a Mercedes-Benz, que vendeu 264 unidades, mais 18,9% do que em junho do ano passado