A Tesla voltou ao topo das vendas de carros elétricos em setembro, sendo responsável por um quarto de todos os automóveis elétricos vendidos em Portugal.
Neste artigo:
Tesla vende 1.204 carros
Depois de muitos meses a lutar com vendas baixas, a Tesla está de volta ao posto que tem ocupado tradicionalmente em Portugal, tendo vendido 1.204 unidades ao longo do mês de setembro.
Os números da Tesla correspondem a 24,2% do total de ligeiros de passageiros 100% elétricos vendidos em Portugal, o que equivale a dizer que praticamente 1 em cada quatro carros elétricos colocados no mercado durante o mês de dezembro foi da marca norte-americana.
Um mês histórico
Este dado é tão mais expressivo quanto setembro foi um mês histórico para a mobilidade elétrica em Portugal, com os automóveis 100% elétricos a serem os mais vendidos no país, com uma quota de 27,1%.
A Tesla colocou no mercado 1.204 unidades, o que corresponde a um incremento de 17,5% nas vendas, quando comparado com setembro de 2024. Contudo, o desempenho da marca norte-americana ao longo do ano tem sido negativo, com uma variação negativa de -19,6% relativamente aos números de janeiro a setembro de 2024.
Um quinto das vendas
Mas o mês de setembro poderá ser o da viragem para o construtor norte-americano. Só no mês passado, a Tesla vendeu 20% do total de automóveis colocados no mercado desde o início do ano. Desde janeiro, a marca vendeu um total de 5.089 unidades em Portugal, mas só em setembro colocou 1.204, de acordo com os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
Este crescimento não é exclusivo de Portugal. As vendas da marca norte-americana também aumentaram em França e na Dinamarca em setembro e continuaram a crescer na Noruega e em Espanha, mostraram dados da indústria local.
Marca reforça produção
Este movimento já tinha sido detetado pela marca norte-americana, que decidiu recentemente aumentar a produção na gigafábrica de Berlim.
André Thierig, o responsável por aquela unidade industrial, afirmou anteriormente: “atualmente, temos números de vendas muito bons e, por isso, revimos em alta os nossos planos de produção para o terceiro e quarto trimestres”
Outras marcas também cresceram
Em Portugal, a Tesla é quem mais vende, mas não é o eucalipto que seca o terreno à sua volta. Todas as principais marcas continuam a sua trajetória de crescimento.
A BYD foi a segunda marca com mais unidades de veículos elétricos vendidos em Portugal, com 460 unidades, quando em agosto tinha vendido 384. Também a BMW conseguiu colocar no mercado 375 carros elétricos, quando o mês passado tinha vendido 343.
As duas marcas que completam o pódio das que mais vendem automóveis elétricos em Portugal registaram um crescimento de 53,3%, no caso da BYD, e de 8,4% no que à BMW diz respeito, quando comparamos as suas vendas com as atingidas em setembro do ano passado.
Subscreva a Newsletter
A Dacia e Xpeng foram as marcas que viram um maior crescimento das suas vendas em setembro. Com 186 Dacia Spring vendidos, a marca romena subiu 1,966,7%. Já a construtora chinesa, que chegou a Portugal há exatamente um ano, vendeu mais 827,3% do que no mesmo mês de 2024, tendo colocado no mercado 102 automóveis.