Com origem na Turquia, a Togg é uma desconhecida na Europa que surpreendeu nos testes Euro NCAP, com a organização a dizer que os seus primeiros automóveis elétricos estão entre os mais seguros de sempre.
Neste artigo:
Togg com 5 estrelas Euro NCAP
A Togg iniciou a sua produção no final de 2022 e os primeiros modelos elétricos que fabricou obtiveram a classificação de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, o que já de si seria um feito. Mas tanto a berlina familiar T10F como o SUV T10X estão entre os automóveis mais seguros de sempre testados pelo organismo europeu.
Ambos os modelos se mostraram igualmente competitivos na proteção de crianças em veículos, com uma pontuação de 85% nos testes de ocupantes infantis, bem como de peões e ciclistas. Os seus sistemas de assistência ao condutor também proporcionaram uma segurança robusta.
O T10F obteve uns “impressionantes” 95% na proteção dos ocupantes adultos, e o T10X alcançou 94%, pontuações que os colocam “entre os automóveis com melhor desempenho testados pelo Euro NCAP”, segundo o próprio organismo.
Mas, afinal, o que é a Togg?
Um esforço conjunto
Com sede perto de Istambul, a maior cidade da Turquia, a Togg é uma uma joint-venture de 5 holdings industriais e tecnológicas na Turquia, juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Turca. Começou apenas em 2018 e tem como missão construir automóveis que sejam “mais do que um carro”. Entre maio e agosto de 2023, apenas 4 meses após o começo da comercialização dos seus primeiros modelos, tornou-se líder de mercado dos automóveis elétricos na Turquia.
Atualmente, a Togg tem dois modelos: o T10X e o T10F. O design da carroçaria tanto do SUV como do sedan foi realizado por Pininfarina e Murat Günak, um designer turco que liderou o design na Peugeot, Mercedes-Benz e no Grupo Volkswagen. Até 2030, os planos passam por colocar no mercado mais 3 automóveis, ficando a marca com um total de 5 automóveis elétricos no seu portfólio.
Exportar em larga escala para a Europa
A sua ambição é de exportar um milhão de automóveis elétricos para os mercados europeus até 2030 e a Alemanha vai ser o seu primeiro mercado europeu, com a marca a apostar na grande comunidade turca que reside no país. Os resultados nos testes de segurança vão ser uma preciosa ajuda para este objetivo.
À frente da empresa, está Mehmet Gürcan Karakaş, um engenheiro mecânico que cresceu na Alemanha e que teve uma carreira na Bosch antes de se dedicar ao novo projeto.
Togg tem objetivos “ousados”
O CEO da Togg tem bem definidos os objetivos estratégicos da marca, que afirma serem “ousados”. “Em primeiro lugar, construir uma marca de tecnologia de mobilidade globalmente competitiva, com propriedade intelectual integral da Togg e da Turquia. Em segundo lugar, criar a base de um ecossistema de mobilidade – centrado no utilizador, acessível a todos e aberto à cocriação – impulsionado pelos nossos dispositivos inteligentes, plataforma de experiência digital e soluções de energia limpa”.
Além dos automóveis elétricos, a Togg está a criar um verdadeiro ecossistema, tendo criado a Siro Silk Road Clean Energy Storage Solutions – uma joint-venture 50/50 com a Farasis Energy – para a criação e fabrico de baterias de nova geração e avançado com a Trugo Smart Charging Solutions, que está a colocar 1.000 postos de carregamento rápido nas 81 províncias turcas.
Um sistema interligado
Tal como a Tesla, a Togg afirma ser tanto um fabricante de automóveis como uma marca de tecnologia, tendo desenvolvido um sistema interligado em torno dos seus veículos elétricos.
Este sistema é descrito pela marca como uma experiência de mobilidade de ponta a ponta que integra dispositivos pessoais, casas inteligentes, infraestruturas de cidades inteligentes e serviços de mobilidade, como serviços de transporte por aplicação e aluguer de trotinetes elétricas, numa única plataforma que pode até aceitar pagamentos.
A indústria na Turquia
A Turquia alberga fábricas de diversos fabricantes de automóveis, incluindo marcas europeias como a Fiat, Mercedes-Benz e Renault, a que se juntará ainda este ano a chinesa BYD.
Subscreva a Newsletter
Por ano, são produzidos mais de 1,5 milhões de automóveis e veículos comerciais no país, pelo que não é de estranhar a ambição de se tornar também ela um construtor automóvel. A Togg foi a resposta ao desafio.