A Toyota está prestes a marcar uma nova fase na sua estratégia industrial. Segundo revelou o jornal Nikkei, a marca irá iniciar a produção de veículos 100% elétricos na Europa em 2028, escolhendo para tal a fábrica localizada em Kolín, na Chéquia. A unidade, gerida pela subsidiária europeia da Toyota, recebeu em 2024 um investimento de 17 milhões de euros destinado à sua reestruturação para produção de veículos elétricos.
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Modelos SUV lideram estratégia elétrica até 2026
Fontes próximas citadas pelo site japonês indicam que o complexo poderá vir a produzir até 100 mil EVs por ano, tornando-se o primeiro centro europeu da marca dedicado exclusivamente à eletrificação.
Os primeiros modelos a serem fabricados na Europa serão SUVs elétricos, refletindo as preferências do mercado. A marca planeia lançar diversas novidades até 2026, incluindo atualizações do bZ4X e do SUV CH-R+, bem como o Urban Cruiser EV. A divisão Lexus também prepara três novos modelos 100% elétricos, com estreia marcada para o renovado SUV RZ.
“Trata-se de uma medida estratégica que antecipa o crescimento da procura por veículos elétricos na Europa, apesar do abrandamento sentido em 2025”, aponta o artigo do Nikkei.
Concorrência e regulação impulsionam produção local
A ascensão das marcas chinesas — como BYD, Xpeng e Leapmotor — e as metas ambientais da União Europeia estão a pressionar os fabricantes estabelecidos a reforçar a presença produtiva na região. Em junho de 2025, as marcas chinesas superaram a Mercedes-Benz nas vendas mensais e ultrapassaram a Ford em volume acumulado anual.
O Grupo Volkswagen é o rei das vendas de automóveis 100% elétricos, mantendo a Toyota o segundo lugar em vendas na Europa durante o primeiro semestre, com mais de 591 mil unidades de todos os tipos de energia comercializadas.
Rede industrial global ganha novos pólos
A fábrica europeia junta-se a outras unidades destinadas à produção de EVs, como as da Indonésia e Tailândia, onde o arranque está previsto para o final de 2025. O Reino Unido também figura nos planos da marca, embora sem calendário definido.
Nos Estados Unidos, o Grand Highlander — SUV elétrico de três filas — será produzido no Kentucky, com início marcado para o final de 2026.
Produção regional mitiga riscos
A Toyota está a traçar uma rede descentralizada de produção elétrica com centros dedicados no Japão, China e Europa, permitindo uma resposta mais ágil às exigências regulatórias e às dinâmicas locais.
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“Ao diversificar as operações em centros regionais, a Toyota procura mitigar riscos e adaptar-se às realidades da competição global e da transição energética”, conclui o Nikkei