A Uber anunciou um investimento de 300 milhões de dólares na Lucid Motors, como parte de um acordo estratégico para lançar um serviço de robotáxis nos Estados Unidos a partir de 2026.
Neste artigo:
Uber compra 20.000 unidades
O projeto será baseado no Lucid Gravity, SUV elétrico de grande porte que será equipado com tecnologia de condução autónoma desenvolvida pela startup Nuro.
Ao longo de seis anos, a Uber irá adquirir e operar mais de 20.000 unidades do Lucid Gravity, tornando-o o modelo elétrico de referência para a nova geração de transporte urbano sem condutor.
Primeira cidade ainda em segredo
O acordo representa um dos maiores compromissos comerciais da Uber com veículos elétricos desde que abandonou o desenvolvimento interno de condução autónoma em 2020.
A parceria com Lucid e Nuro visa acelerar a implementação de robotáxis em escala, começando por uma grande cidade norte-americana no final de 2026 — ainda por anunciar oficialmente.
Lucid Gravity: SUV elétrico com autonomia e espaço para operação comercial
O Lucid Gravity é o segundo modelo da marca norte-americana Lucid Motors, após o sedã elétrico Lucid Air. Apresentado como SUV de luxo com sete lugares, o Gravity combina autonomia superior a 700 km, potência acima dos 800 cv e capacidade de carregamento ultra-rápido, com arquitetura elétrica de 900V. Estas características tornam-no especialmente adequado para operações comerciais intensivas, como serviços de transporte urbano e interurbano.
A versão que será utilizada pela Uber será adaptada para integrar o sistema de condução autónoma da Nuro, incluindo sensores LiDAR, câmaras de alta-definição, radar e módulos de computação centralizada. O interior será configurado para maximizar o conforto dos passageiros, com espaço para bagagem e acesso facilitado — mantendo a base elétrica e estrutural do modelo de produção.
Segundo o CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, “estamos a expandir para além da nossa liderança tecnológica em veículos elétricos, entrando em áreas onde antes não estávamos focados. Esta parceria com a Uber e a Nuro é um passo estratégico para o futuro da mobilidade”.
Tecnologia Nuro: condução autónoma com validação comercial
A Nuro, fundada por ex-engenheiros da Waymo, desenvolveu uma plataforma de condução autónoma que já opera em veículos de entrega e está agora a ser adaptada para transporte de passageiros. O sistema Nuro Driver será integrado no Lucid Gravity, com validação em circuito fechado já em curso nas instalações da empresa em Las Vegas. A empresa detém licenças operacionais em vários estados norte-americanos, embora ainda tenha de obter autorizações específicas para transporte de passageiros em cada jurisdição.
Segundo Dave Ferguson, cofundador da Nuro, “estamos também em conversações para integrar o Nuro Driver em veículos pessoais, vendidos diretamente a consumidores finais. Mas o projeto com a Uber e a Lucid é a nossa prioridade imediata”.
Uber volta a apostar em robotáxis com base elétrica
Este investimento marca o regresso da Uber ao setor dos robotáxis, após ter encerrado a sua divisão interna de condução autónoma em 2020. Desde então, a empresa tem apostado em parcerias com desenvolvedores externos, incluindo Waymo, Aurora e Volkswagen — com quem assinou um acordo em abril para operar vans ID.Buzz em Los Angeles.
Subscreva a Newsletter
A escolha do Lucid Gravity como base elétrica para o novo serviço reforça a estratégia da Uber de apostar em veículos premium, elétricos e escaláveis, com capacidade para operar em ambientes urbanos complexos. O objetivo é oferecer uma experiência de transporte sem condutor que combine conforto, eficiência energética e segurança.