A Tesla abriu recentemente o primeiro Tesla Diner em Hollywood. E é possível que o conceito de um restaurante de ambiente retrofuturista dos anos 50 com muita tecnologia e espaço de carregamento chegue a Portugal.
Neste artigo:
“É só uma questão de tempo”
A Tesla tem planos para expandir o conceito do Tesla Diner para todo o mundo. A afirmação pertence ao designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, durante uma entrevista a um podcast.
“Temos falado sobre restaurantes espalhados pelo mundo. Acho que é só uma questão de estarmos atentos. Estamos a verificar”, afirmou von Holzhausen.
Esta é a primeira declaração pública sobre o novo conceito de restaurantes da marca. A Tesla pretende criar uma cadeia mundial, em que a experiência seja semelhante em qualquer ponto do globo.
A afirmação de que a marca norte-americana poderá expandir o conceito dos Tesla Diner a outros países é encorajadora para os fãs da marca.
O que é o Tesla Diner?
O primeiro Tesla Diner abriu a 21 de julho em West Hollywood, na Califórnia. O espaço é definido pela própria marca como sendo “uma estação de carregamento com Supercharger, restaurante e cinema drive-in”, que “oferece aos visitantes uma experiência de refeição clássica norte-americana com um toque retrofuturista”.
O espaço tem o maior hub de superchargers urbano do mundo, com 80 pontos de carregamento, um restaurante com roof-top, sendo em simultâneo um drive-in, sendo que o filme pode ser visto no ecrã do próprio Tesla, através da app Tesla Diner. O restaurante tem um serviço de valet que leva a comida até ao carro, e lojas no seu interior.
O primeiro Tesla Diner do mundo tem recebido críticas mistas, que elogiam a comida, mas criticam a logística, nomeadamente os tempos de espera.
Próxima paragem: Starbase
Pela resposta de Franz von Holzhausen no podcast Hot Pursuit podcast with Bloomberg, há uma grande probabilidade de os Tesla Diner se expandirem a outros países, nomeadamente à Europa e ao Sudeste Asiático. Mas para já, ainda só está definido o próximo passo.
O segundo Tesla Diner a abrir será na Starbase da Space X, no Texas. A instalação na sede da Starship oferece uma comodidade muito necessária para a área remota, alinhando perfeitamente com a identidade visual futurista e espacial partilhada pela Tesla e pela SpaceX.
Locais diferentes, restaurantes diferentes?
No podcast, von Holzhausen fala sobre como a criação de um restaurante com temática de Hollywood fez sentido em Los Angeles, o que pode sugerir que a Tesla está a explorar diferentes temas locais para cada local.
O restaurante de Hollywood concentra-se muito nos aspetos locais, oferecendo cozinha americana cultivada localmente, o que leva o site Not a Tesla App a especular que “os futuros restaurantes podem ser drasticamente diferentes do que estamos a ver em Los Angeles”.
Ponto de encontro da comunidade Tesla
Os Tesla Diners irão servir como centros para a comunidade Tesla, reunindo num espaço único proprietários e entusiastas para partilhar uma refeição e conversar enquanto os seus veículos são carregados, construindo assim uma experiência de marca abrangente.
Subscreva a Newsletter
Na entrevista, Franz foi propositadamente vago, mas a mensagem é clara. Os Tesla Diner ainda só estão a começar e o conceito tem de ser testado, mas é para replicar a nível global. É muito provável que daqui por uns anos tenhamos um Diner em Portugal.