mercado automóvel Europa mercado automóvel Europa

Veículos elétricos continuam a ganhar quota na Europa

Os automóveis elétricos continuam a ganhar quota de mercado na Europa, representando já 15,4 por cento do total das matrículas na União Europeia.

Mercado automóvel da Europa com quebra

Nos primeiros cinco meses de 2025, o mercado automóvel da União Europeia registou uma ligeira quebra de 0,6% nas novas matrículas em comparação com igual período do ano anterior, apesar de um crescimento homólogo de 1,6% observado apenas no mês de maio.

mercado automóvel Europa
Na Europa, o mercado automóvel registou uma ligeira quebra @FreePick

A tendência estrutural de transformação mantém-se, com os veículos eletrificados a consolidarem posições — em particular os híbridos, que reforçaram o seu estatuto como principal escolha dos consumidores europeus, sublinha a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis.

Automóveis elétricos com crescimento sustentado

Até maio, os automóveis 100% elétricos representaram 15,4% do total de matrículas na UE, um crescimento significativo face aos 12,1% de um ano antes.

mercado automóvel Europa
Os automóveis elétricos continuam a ganhar quota de mercado na Europa @FreePick

Foram registadas 701.089 unidades elétricas a bateria, beneficiando de aumentos expressivos em três dos quatro maiores mercados: Alemanha (+43,2%), Bélgica (+26,7%) e Países Baixos (+6,7%). Em contraciclo, a França recuou 7,1%, de acordo com os dados da ACEA.

Híbridos lideram em volume

Os modelos híbridos não plug-in continuam a liderar em volume, com 1.601.090 unidades registadas, equivalendo a 35,1% de quota de mercado. O crescimento foi generalizado, com destaque para França (+38,3%), Espanha (+34,9%), Itália (+13,8%) e Alemanha (+12,1%).

Já os híbridos plug-in somaram 375.182 unidades, reforçando ligeiramente a sua presença para 8,2% de quota de mercado, impulsionados por aumentos robustos na Alemanha (+52,8%) e em Espanha (+66,6%).

Gasolina e gasóleo em acentuado declínio

O declínio nas motorizações convencionais foi acentuado. Os modelos a gasolina caíram 20,2%, com 1.305.525 unidades, e uma quota de apenas 28,6% (face a 35,6% em 2024). O recuo foi transversal, com quedas severas em França (-34,3%), Alemanha (-26,1%), Itália (-15,4%) e Espanha (-13,3%).

O gasóleo continuou a perder relevância, registando uma quebra de 26,6% nas vendas, o que o deixa com uma quota residual de 9,5% do mercado europeu.

Tendência consolidada, mas ritmo aquém das metas climáticas

Para a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA), “apesar da progressão consistente das motorizações eletrificadas, os 15,4% de quota dos veículos 100% elétricos continuam aquém dos objetivos traçados para a descarbonização do setor automóvel europeu”.

Subscreva a Newsletter

A associação considera que a desaceleração nas vendas totais de novos automóveis revela, por outro lado, o impacto de fatores económicos e de mercado, como o abrandamento da procura e a incerteza no contexto de transição energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *