Os automóveis elétricos continuam a ganhar quota de mercado na Europa, representando já 15,4 por cento do total das matrículas na União Europeia.
Neste artigo:
Mercado automóvel da Europa com quebra
Nos primeiros cinco meses de 2025, o mercado automóvel da União Europeia registou uma ligeira quebra de 0,6% nas novas matrículas em comparação com igual período do ano anterior, apesar de um crescimento homólogo de 1,6% observado apenas no mês de maio.
A tendência estrutural de transformação mantém-se, com os veículos eletrificados a consolidarem posições — em particular os híbridos, que reforçaram o seu estatuto como principal escolha dos consumidores europeus, sublinha a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis.
Automóveis elétricos com crescimento sustentado
Até maio, os automóveis 100% elétricos representaram 15,4% do total de matrículas na UE, um crescimento significativo face aos 12,1% de um ano antes.
Foram registadas 701.089 unidades elétricas a bateria, beneficiando de aumentos expressivos em três dos quatro maiores mercados: Alemanha (+43,2%), Bélgica (+26,7%) e Países Baixos (+6,7%). Em contraciclo, a França recuou 7,1%, de acordo com os dados da ACEA.
Híbridos lideram em volume
Os modelos híbridos não plug-in continuam a liderar em volume, com 1.601.090 unidades registadas, equivalendo a 35,1% de quota de mercado. O crescimento foi generalizado, com destaque para França (+38,3%), Espanha (+34,9%), Itália (+13,8%) e Alemanha (+12,1%).
Já os híbridos plug-in somaram 375.182 unidades, reforçando ligeiramente a sua presença para 8,2% de quota de mercado, impulsionados por aumentos robustos na Alemanha (+52,8%) e em Espanha (+66,6%).
Gasolina e gasóleo em acentuado declínio
O declínio nas motorizações convencionais foi acentuado. Os modelos a gasolina caíram 20,2%, com 1.305.525 unidades, e uma quota de apenas 28,6% (face a 35,6% em 2024). O recuo foi transversal, com quedas severas em França (-34,3%), Alemanha (-26,1%), Itália (-15,4%) e Espanha (-13,3%).
O gasóleo continuou a perder relevância, registando uma quebra de 26,6% nas vendas, o que o deixa com uma quota residual de 9,5% do mercado europeu.
Tendência consolidada, mas ritmo aquém das metas climáticas
Para a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA), “apesar da progressão consistente das motorizações eletrificadas, os 15,4% de quota dos veículos 100% elétricos continuam aquém dos objetivos traçados para a descarbonização do setor automóvel europeu”.
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A associação considera que a desaceleração nas vendas totais de novos automóveis revela, por outro lado, o impacto de fatores económicos e de mercado, como o abrandamento da procura e a incerteza no contexto de transição energética.