Para já, é apenas um conceito, mas BMW Motorrad Vision CE é uma mota que até tem cintos de segurança. O modelo vai estar em pré-estreia para o Salão IAA Mobility 2025, e propõe uma abordagem radicalmente diferente à mobilidade em duas rodas.
Neste artigo:
Vision CE não precisa de capacete
A Vision CE questiona os pressupostos da mobilidade elétrica urbana, ao combinar um sistema de equilíbrio automático com uma estrutura de segurança envolvente, a gaiola, que redefine a relação entre condutor e máquina.
“A BMW Motorrad Vision CE redefine o prazer de condução urbana sobre duas rodas, graças ao seu design único em forma de ‘gaiola’, que elimina a necessidade de capacete ou vestuário de proteção,” afirma a marca na nota de imprensa.
SO regresso da filosofia C1
O elemento central da Vision CE é a estrutura de segurança “gaiola”, composta por um tubo metálico composto que envolve o condutor. Ao ser combinada com um banco específico e cinto de segurança, esta solução permite dispensar os equipamentos tradicionais de proteção do motard.
A BMW Motorrad recupera assim a filosofia da BMW C1, lançada há 25 anos, que já permitia circular sem capacete graças à sua carroçaria de segurança. Agora, a Vision CE reinterpreta essa ideia com uma linguagem visual contemporânea e soluções técnicas atualizadas.
“Com o BMW C1, revolucionámos a mobilidade urbana há 25 anos. O Vision CE retoma essa ideia fundamental e apresenta-a com um novo design emocional e orientado para o futuro,” refere o comunicado.
Tecnologia de equilíbrio automático
A BMW Motorrad Vision C tem a função de equilíbrio automático, que permite ao veículo manter-se estável quando parado.
A função de equilíbrio será de maior utilidade em contexto urbano, especialmente em situações de tráfego intenso ou paragens frequentes.
Design leve, visual escultural
A BMW Motorrad Vision CE aposta numa estética leve e dinâmica. A mota tem uma altura reduzida e uma distância entre eixos alongada.
Os designers apostaram no uso de alumínio revestido, que confere um toque técnico exclusivo ao modelo, enquanto a combinação de branco mate com preto contrastante “cria uma aparência escultural e minimalista”. Detalhes em vermelho néon e grafismos integrados no banco reforçam o carácter visual do conceito.
Uma linha evolutiva clara
O Vision CE insere-se numa linha evolutiva que começou com a BMW C evolution em 2014, seguida pela CE 04 em 2022, que atualmente é líder global no seu segmento.
Essa evolução traduziu-se, mais recentemente, na CE 02 em 2024, que introduziu uma abordagem mais casual e irreverente à mobilidade elétrica em duas rodas
Mobilidade urbana com identidade própria
A BMW Motorrad afirma estar empenhada em “repensar constantemente a eletromobilidade urbana – tornando-a livre de emissões, inovadora e com designs revolucionários”.
Subscreva a Newsletter
Sem data de produção confirmada, este conceito serve como manifesto para o que poderá ser o futuro da mobilidade pessoal sobre duas rodas. Diz a marca que “estabelecendo novos padrões, a Vision CE oferece uma visão emocional, criativa e inovadora da deslocação diária”.