Uma Volkswagen ID.Buzz está a dar a volta ao mundo, numa viagem que tem a duração prevista de oito meses. O ID. Buzz World Tour já passou por Lisboa.
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Viagem começou a 1 de julho
O projeto ID.Buzz World Tour passou esta sexta-feira por Lisboa, onde o aventureiro alemão Rainer Zietlow fez escala às 17h00 na Soauto VGRP Lisboa, antes de seguir viagem para Andorra.
A capital portuguesa foi uma das etapas selecionadas na rota internacional que arrancou a 1 de julho na fábrica da Volkswagen em Hannover, Alemanha, e que visa completar uma volta ao mundo exclusivamente ao volante de uma Volkswagen ID.Buzz elétrica.
75 países em 8 meses
Com passagem por 75 países ao longo de aproximadamente oito meses, esta jornada é a mais recente empreitada de Zietlow, detentor de oito recordes reconhecidos pelo Guinness World Records.
O projeto ID.Buzz World Tour tem como objetivo completar uma volta ao mundo ao volante de uma Volkswagen ID. Buzz totalmente elétrica. O veículo escolhido é a versão de produção ID. Buzz Pro Long Wheelbase, sem alterações mecânicas, com exceção de pequenas adaptações técnicas para resistência e transmissão de dados.
Ao longo de cerca de oito meses, o percurso irá abranger 75 países, atravessando continentes, megacidades, desertos, montanhas e climas extremos. A iniciativa está a ser desenvolvida pela Challenge4 GmbH, empresa de aventuras automóveis fundada por Zietlow, que já detém vários recordes reconhecidos pelo Guinness World Records relacionados com desafios de longa distância.
Viagem elétrica com versão comercial e rastreio em tempo real
A carrinha utilizada na expedição é o Volkswagen ID.Buzz Pro com chassis longo, equipada com motor de 210 kW, com transmissão traseira e uma bateria de 91 kWh brutos.
Este conjunto oferece autonomia superior a 450 quilómetros, sendo compatível com carregamento rápido até 200 kW em corrente contínua. O modelo corresponde à versão de produção comercializada na Europa, com pequenas modificações específicas para o projeto.
ID.Buzz com pequenas modificações
Para dar a volta ao mundo, a ID.Buzz foi equipada com um sistema adicional de carregamento AC reforçado até 125 A, para uso em locais sem infraestruturas de carregamento rápido.
Além disso, para que o público possa seguir a aventura foram colocadas soluções personalizadas de monitorização de GPS, com plataforma de rastreio em tempo real disponível no site oficial do projeto, e tecnologia de bordo para captação e transmissão de imagens, incluindo painéis fotovoltaicos auxiliares e equipamentos multimédia.
De acordo com os organizadores, todas as etapas terrestres são realizadas exclusivamente ao volante da ID. Buzz elétrica, com recurso a transporte marítimo apenas nas ligações intercontinentais que não possam ser efetuadas por estrada. O percurso completo está disponível na secção “Planned Route” do site oficial da aventura, bem como a localização atualizada diariamente através da opção “Live Map”.
Rainer Zietlow e o registo dos desafios elétricos
Responsável pela iniciativa e proprietário da empresa Challenge4 GmbH, Rainer Zietlow é considerado um pioneiro da mobilidade elétrica em cenários extremos. Detentor de múltiplos recordes internacionais, já percorreu mais de 110 países ao volante de modelos Volkswagen, tendo realizado anteriormente viagens de longo curso com versões anteriores da ID.Buzz.
A digressão atual procura demonstrar a viabilidade global da mobilidade elétrica, mesmo em ambientes com escassa infraestrutura ou condições meteorológicas adversas. O projeto aposta na resistência, tecnologia embarcada e autonomia real da ID.Buzz como argumentos para validar a transição elétrica em escala internacional.
Lisboa ao décimo primeiro dia da aventura
A passagem por Lisboa foi feita ao décimo primeiro dia da viagem (11 de julho), num momento assinalado no diário digital do projeto como “Crossing Iberia”. Antes disso, a equipa esteve em Londres, Dublin e no coração de Roma e do Vaticano, enfrentando condições meteorológicas difíceis e etapas montanhosas. Após Lisboa, a ID.Buzz foi em direção a Andorra, seguindo o percurso planeado em direção ao sul de França e à travessia dos Alpes.
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A volta ao mundo incluirá destinos tão díspares como a Nova Zelândia ou o Canadá. Ao todo, serão 72 os países visitados, mas África não está incluída na aventura.