Volkswagen Volkswagen

Volkswagen lidera vendas de elétricos na Europa em julho

O Volkswagen ID3 impulsionou o crescimento da marca alemã, que lidera as vendas de automóveis elétricos na Europa em julho. A BYD ultrapassa a Volvo e entra no top 10. A Tesla cai para o sétimo posto, mas o Model Y continua a ser o mais vendido no continente.

Grupo Volkswagen domina o pódio

A Volkswagen voltou a afirmar-se como líder incontestável no mercado europeu de veículos elétricos em julho de 2025, registando um crescimento de 83% face ao mesmo mês do ano anterior. Este desempenho foi impulsionado pela forte procura dos modelos ID3, ID5 e ID7, com destaque para o ID3, que duplicou as suas vendas e se tornou o mais vendido da marca, com 6.917 unidades comercializadas, de acordo com a Dataforce citada pelo Automotive New Europe.

Volkswagen
O VW ID.3 foi o grande responsável pela subida das vendas da marca @Volkswgen Group

A performance da Volkswagen foi acompanhada por outras marcas do grupo. A Skoda, com o seu novo SUV compacto Elroq, vendeu 8.715 unidades e ficou em terceiro lugar, apenas atrás da BMW, que ocupou a segunda posição com 6.494 unidades do iX1, representando 41% das vendas elétricas da marca. A Audi, também parte do grupo VW, terminou em quarto lugar, com o Q4 E-tron a liderar as suas vendas com 3.261 unidades1.

Este domínio coloca três marcas do Grupo Volkswagen entre os quatro principais vendedores de veículos elétricos na Europa, reforçando a posição do conglomerado alemão como referência no setor.

Renault e BYD em ascensão

A Renault ocupou o quinto lugar, com um aumento de 75% nas vendas, totalizando 9.857 unidades. O Renault 5 E-Tech foi responsável por 58% das vendas elétricas da marca francesa.

Renault
Renault 5 E-Tech @EVMag

A chinesa BYD entrou pela primeira vez no top 10, ultrapassando a Volvo, que registou uma queda acentuada de 61% na procura pelo EX30. A mudança de produção da Volvo da China para a Bélgica, em resposta às tarifas da União Europeia, terá contribuído para esta quebra, devido aos grandes tempos de espera resultantes da mudança e que a marca sueca tentará agora diminuir

Tesla em queda com Model Y em alta

Depois de liderar em junho com 32.557 unidades vendidas, a Tesla caiu para a sétima posição em julho, com uma descida de 37% nas vendas, totalizando 9.668 unidades.

Vendas na Europa
Apesar da quebra da marca, o Tesla Model Y continua a ser o BEV mais vendido na Europa @Tesla

Apesar da quebra, o Model Y manteve-se como o elétrico mais vendido na Europa nos primeiros sete meses do ano, com uma vantagem de mais de 28.500 unidades sobre o ID3, de acordo com a Dataforce

Híbridos plug-in também em alta

As vendas de veículos híbridos plug-in (PHEV) aumentaram 26% até julho, atingindo 706.372 unidades. O VW Tiguan liderou este segmento com 38.334 unidades, seguido pelo BYD Seal U (35.094) e pelo Volvo XC60 (34.504).

O BYD Seal U destacou-se com um crescimento impressionante, passando de apenas 1.507 unidades no mesmo período de 2024 para 39.395 em 2025, consolidando-se como o segundo PHEV mais vendido na Europa.

Segmentos em destaque

O segmento dos SUV compactos cresceu 17% até julho, com o VW Tiguan, ID4 e Peugeot 3008 a liderarem as vendas. Já os SUV de médio e grande porte registaram um aumento de 23%, com contribuições significativas da Skoda, BYD, VW e Peugeot.

Subscreva a Newsletter

Modelos como o Skoda Kodiaq e Enyaq registaram crescimentos de 29% e 35%, respetivamente. O VW Tayron também teve uma entrada forte no mercado, com 26.634 unidades vendidas nos primeiros sete meses, face às apenas 161 unidades no mesmo período de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *