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Volvo ES90: o elétrico premium tem a menor pegada carbónica da marca

O Volvo ES90, o primeiro modelo da marca com sistema elétrico de 800V, combina design eficiente, materiais reciclados e produção neutra em carbono. Pegada total é inferior à de qualquer outro Volvo até hoje.

Volvo ES90 começa a ser produzido este verão

O Volvo ES90 é um sedan 100% elétrico que promete redefinir os padrões de sustentabilidade no segmento premium. Com produção agendada para o verão de 2025, o modelo será construído com energia neutra em carbono e apresenta uma pegada ambiental significativamente inferior à dos seus antecessores — incluindo os híbridos.

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O ES90 começa a ser produzido ainda este verão @Volvo

Segundo o relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) publicado pela marca, o ES90 emite apenas 31 toneladas de CO₂e ao longo de toda a sua vida útil quando carregado com o mix energético europeu. Se for alimentado exclusivamente com energia eólica, esse valor desce para 26 toneladas. Em comparação, o S90 híbrido plug-in regista cerca de 44 toneladas, e o mild hybrid ultrapassa as 60.

“O ES90 representa a nossa abordagem holística à sustentabilidade, que vai muito além das exigências legais,” afirmou Vanessa Butani, diretora global de sustentabilidade da Volvo Cars. “Queremos liderar a eletrificação com responsabilidade, e este modelo é um passo firme nesse caminho.”

Design eficiente e plataforma de nova geração

O ES90 é o primeiro modelo da Volvo a integrar um sistema elétrico de 800 volts, permitindo carregamentos mais rápidos, maior eficiência energética e componentes mais leves. O coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25 — o mais baixo da história da marca — contribui para reduzir o consumo e aumentar a autonomia.

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O ES90 é o primeiro Volvo com uma arquitetura de 800 volts @Volvo

A arquitetura elétrica de nova geração também permite uma gestão térmica mais eficaz e uma integração mais fluida com infraestruturas de carregamento ultrarrápido, preparando o modelo para os padrões tecnológicos da próxima década. O ES90 carrega a bateria de 92 kWh em 20 minutos, tendo um consumo de 16 kWh/100 km

Sustentabilidade em cada detalhe

A construção do Volvo ES90 incorpora uma elevada percentagem de materiais reciclados: 29% do alumínio, 18% do aço e 16% dos polímeros utilizados provêm de fontes recicladas. No interior, os clientes podem optar por estofos Nordico, produzidos a partir de garrafas PET recicladas e materiais bio-atribuídos. A madeira utilizada no habitáculo é certificada pelo FSC, garantindo origem responsável.

Além disso, o ES90 estreia o novo “passaporte de bateria” da Volvo — uma solução baseada em tecnologia blockchain que permite rastrear a origem dos materiais e monitorizar o estado da bateria ao longo do tempo. Esta funcionalidade reforça o compromisso da marca com a transparência e a rastreabilidade na cadeia de fornecimento.

Pegada carbónica: a mais baixa de sempre num Volvo

O relatório LCA do Volvo ES90, verificado por uma entidade independente, cobre todas as fases do ciclo de vida do veículo: desde a extração de matérias-primas até ao fim de vida. Os dados revelam que o novo sedan elétrico tem uma pegada 50% inferior à do S90 mild hybrid e 30% inferior à do S90 plug-in. Também supera os modelos elétricos mais compactos da marca, como o EX40 e o EC40.

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O ES90 é o Volvo com menor pegada ecológica @Volvo

Este resultado deve-se não só à eficiência energética do modelo, mas também ao facto de ser produzido com energia 100% neutra em carbono — uma meta que a Volvo pretende estender a todas as suas fábricas até 2025.

Preços em Portugal

O Volvo ES90 já está disponível para encomenda em 18 países europeus, incluindo Portugal, e chegará a outros mercados ao longo de 2025 e 2026.

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Em Portugal, o ES90 tem como preço-base os 72.945€ para a versão de entrada, a Core. O ES90 Plus custa 77.065€ e o ES90 Ultra pode ser encomendado a partir de 85.368 euros.

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