ES90 ES90

Volvo inicia produção do ES90, a primeira berlina elétrica da marca

As primeiras unidades do Volvo ES90 já começaram a sair da linha de montagem. A primeira berlina 100% elétricra da marca começou a ser fabricada na unidade de Chengdu, na China. Desenvolvida para o mercado europeu, é o primeiro EV da Volvo a ter arquitetura de 800 volts.

Um “momento decisivo”

“O ES90 totalmente elétrico marca um momento decisivo, à medida que a Volvo Cars entra numa nova era de segurança, sustentabilidade e tecnologia centrada nas pessoas,” afirmou Francesca Gamboni, Chief Industrial Operations Officer da Volvo Cars. “Com a produção agora em curso, reafirmamos o nosso compromisso com um futuro totalmente eletrificado e demonstramos a nossa capacidade de inovar e responder às exigências dos clientes.”

ES90
As primeiras unidades da berlina ES90 já saíram da linha de montagem @Volvo

O ES90 é construído na arquitetura SPA2 e baseado no conjunto de tecnologias Superset da Volvo Cars. O Superset é um conjunto único de módulos de hardware e software que permite melhorar o desempenho geral e a tecnologia de segurança do automóvel ao longo do seu ciclo de vida.

ES90 com arquitetura de 800W

O ES90 é o primeiro modelo da Volvo a integrar tecnologia de 800 volts, permitindo carregamentos mais rápidos e maior autonomia face aos modelos elétricos anteriores da marca.

O resultado é um carro que “vai mais longe e carrega mais depressa do que qualquer Volvo elétrico anterior”, de acordo com a marca. O ES90 pode adicionar 300 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos em postos de carregamento rápido de 350 kW e oferece uma autonomia de até 700 quilómetros no ciclo de testes WLTP.

Preços em Portugal

A Volvo já abriu o livro de encomendas do ES90. Em Portugal, a berlina elétrica está disponível para encomenda a partir dos 72.945 euros para a versão Core, de entrada na gama. A berlina tem ainda outras duas versões, Plus e Ultra, a partir de 77.065€ e 85.368, respetivamente.

Graças à sua arquitetura de 800W, a berlina carrega dos 10% aos 80% em 22 minutos. na versão mais eficiente, a autonomia em ciclo misto vai até aos 647 km, com um consumo médio de 16 kWh/100 km.

Um “clássico em potência”

A Volvo descreve o ES90 como sendo “um clássico escandinavo em potência”. O modelo foi concebido para evoluir ao longo do seu ciclo de vida, com atualizações remotas e integração de novos serviços digitais.

Volvo ES90
O ES90 tem o mais baixo coeficiente aerodinâmico de todos os Volvo já produzidos @Volvo

Apresentado pela primeira vez em março de 2025, o ES90 combina a elegância de uma berlina com a funcionalidade de um fastback, mas com uma altura ao solo típica de um SUV. As proporções do ES90 também contribuem para a eficiência do automóvel e traduzem-se num coeficiente de resistência (Cd) de 0,25. Este coeficiente ilustra a eficiência com que um carro se move no ar e é o mais pequeno de toda a gama Volvo. “Quanto mais baixo for o valor, mais eficiente é o automóvel, o que para os clientes significa menor consumo energético e maior autonomia”, sublinha a marca.

Baixa taxa de carbono

A fábrica de Chengdu, onde o ES90 é montado, opera com energia de origem neutra em carbono. O compromisso com a sustentabilidade na produção do modelo estende-se à cadeia de fornecimento e aos processos industriais.

Subscreva a Newsletter

O relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) publicado pela Volvo em julho, afirma que o ES90 apresenta uma das pegadas de carbono mais baixas de toda a gama da marca até à data.

O ES90 é o sexto modelo totalmente elétrico da gama da Volvo, juntando-se ao EX90, EM90, EX40, EC40 e ao best-seller EX30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *