Cinto de segurança multiadaptável Cinto de segurança multiadaptável

Volvo revela revolucionário cinto de segurança multiadaptável

A Volvo vai estrear no EX60 uma nova tecnologia de cintos de segurança. O novo cinto de segurança multiadaptável utiliza uma série de sensores para garantir uma proteção mais eficaz.

Tecnologia pioneira

A tecnologia, que é pioneira a nível mundial, vai estrear-se em carros de produção com o próximo Volvo EX60 totalmente elétrico que chegará em 2026.

cinto de segurança multiadaptável
A tecnologia dentro do novo cinto de segurança @Volvo

O novo cinto de segurança multiadaptável utilizada dados introduzidos por sensores interiores e exteriores para personalizar a proteção, adaptando a configuração com base na situação e nos perfis individuais, tais como a altura, o peso, a forma do corpo e a posição do assento.

Cinto adapta-se ao condutor

Em nota de imprensa, a Volvo exemplifica: “um ocupante de maior estatura num acidente grave receberá uma configuração de carga do cinto mais elevada para ajudar a reduzir o risco de lesões na cabeça. Enquanto um ocupante mais pequeno num acidente mais leve receberá uma configuração de carga do cinto mais baixa para reduzir o risco de fraturas nas costelas”.

Cinto de segurança multiadaptável
Volvo inova com cinto de segurança multiadaptável @Volvo

Isto é conseguido através do aumento significativo do número das chamadas variações do perfil de limitação de carga, que gerem a força aplicada aos ocupantes em caso de acidente. E graças às atualizações de software over-the-air, melhora com o tempo.

Cinto de segurança multiadaptável é “grande atualização”

“O primeiro cinto de segurança multiadaptável do mundo é outro marco para a segurança automóvel e um excelente exemplo de como aproveitamos os dados em tempo real com a ambição de ajudar a salvar milhões de vidas”, afirma Åsa Haglund, diretora do Centro de Segurança da Volvo Cars.

cinto de segurança multiadaptável
Será que a Volvo vai libertar a patente, como fez com o cinto de segurança de três pontos? @Volvo

“Isto marca uma grande atualização do moderno cinto de segurança de três pontos, uma invenção da Volvo introduzida em 1959, que se estima ter salvado mais de um milhão de vidas”, conclui.

11 perfis de limitação de carga

Os cintos de segurança modernos utilizam limitadores de carga para controlar a força que o cinto de segurança aplica no corpo humano durante uma colisão. O novo cinto de segurança agora desenvolvido pela Volvo expande os perfis de limitação de carga de três para onze e aumenta o número possível de configurações, permitindo otimizar o desempenho para cada situação e indivíduo.

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Ao contrário dos sistemas tradicionais, o novo cinto de segurança multiadaptável pode utilizar dados de diferentes sensores, incluindo sensores exteriores, interiores e de colisão. “Em menos de um piscar de olhos, o sistema do carro analisa as características únicas de uma colisão – tais como direção, velocidade e postura dos passageiros – e partilha essa informação com o cinto de segurança. Com base nestes dados, o sistema seleciona a configuração mais adequada”.

Compreensão dos ocupantes melhora com o tempo

As capacidades do novo cinto de segurança multiadaptável foram concebidas para melhorar continuamente através de atualizações de software over-the-air. À medida que a Volvo Cars recolhe mais dados e informações, o carro pode melhorar a sua compreensão dos ocupantes, novos cenários e estratégias de resposta.

O cinto foi testado e aperfeiçoado no laboratório de colisões do Centro de Segurança da Volvo Cars, que celebra este ano o seu 25.º aniversário, e onde os engenheiros de segurança da Volvo conseguem recriar praticamente qualquer acidente de trânsito e realizar testes que excedem os requisitos regulamentares de segurança no mundo real.

Graças a mais de cinco décadas de investigação em segurança e a uma base de dados com mais de 80 000 ocupantes envolvidos em acidentes reais, a Volvo Cars acumulou um conhecimento único em matéria de segurança, captando a complexidade do mundo real. Este conhecimento constitui a base das inovações da empresa em matéria de segurança ao longo dos anos e da pioneira Norma de Segurança da Volvo Cars, que excede os requisitos oficiais dos testes.

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