Menos de um ano após a chegada do Volvo EX90 ao mercado, a Volvo prepara-se para substituir gratuitamente o computador central nas unidades já vendidas, ao mesmo tempo que lança uma atualização do modelo.
Neste artigo:
Computador central com 500 TOPS
A substituição do computador central será feita nas oficinas da marca após agendamento, de acordo com uma nota de imprensa da marca sueca.
O computador central será substituido por um computador central duplo NVIDIA DRIVE AGX Orin, o que permitirá que o EX90 passe a ter 500 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo) de poder de computação, “dando à Volvo Cars a capacidade de elevar ainda mais a segurança e o desempenho através de dados, software e IA”.
Melhorias na segurança
Esta atualização do computador de bordo permite melhorar as funcionalidades de segurança, prevenção de colisões e apoio ao condutor, ao mesmo tempo que introduz novas.
As novas funcionalidades incluem alertas de segurança ligados para estradas escorregadias, perigos à frente e acidentes à frente, além da integração da funcionalidade automática de chamada eletrónica com o Assistente de Paragem de Emergência (ESA).
Chamada automática de emergência
O ESA foi concebido para “parar o automóvel de forma controlada caso o condutor não responda aos avisos de atenção ou de paragem, por exemplo, devido a um mal-estar súbito. Assim que o automóvel estiver parado, a nova funcionalidade de chamada eletrónica ligará automaticamente o automóvel a uma central de atendimento de emergência ligada à Volvo Cars. A central poderá então falar com os ocupantes e contactar os serviços de emergência, se necessário”, explica a Volvo.
Outras novas características incluem a funcionalidade alargada da condução automática de emergência no escuro, juntamente com o assistente Park Pilot para estacionamento paralelo.
Aproveitar “o poder da IA”
“O poder de computação adicional permite-nos aproveitar o poder da IA, dos dados e do software para melhorar ainda mais a segurança e o desempenho global do EX90”, afirma Anders Bell, diretor de tecnologia e engenharia da Volvo Cars.
“Isto significa que podemos fornecer aos nossos clientes funcionalidades avançadas de segurança e apoio ao condutor, juntamente com melhorias contínuas nos sistemas de infoentretenimento e gestão da bateria – tudo entregue perfeitamente over the air”, sublinha.
Volvo EX90 MY 2026 com 800 V
A Volvo aproveitou a necessidade de resolver os problemas detetados no EX90 para lançar uma atualização do modelo. A nova geração do grande SUV da marca sueca tem uma arquitetura de 800 volts.
Em comparação com o sistema de 400 V do modelo original, a nova arquitetura de 800 V introduzida no EX90 MY2026 reduz a geração de calor durante o carregamento, permitindo velocidades de carregamento mais rápidas. “O desempenho do carregamento é ainda melhorado pelo nosso software de gestão de baterias desenvolvido internamente”, diz a marca em nota de imprensa.
Carregamento “significativamente” mais rápido
O software de gestão de baterias utiliza um “algoritmo inteligente” e funciona em conjunto com o sistema de 800 V para otimizar o carregamento, tornando-o “significativamente” mais rápido do que era possível anteriormente e adicionando até 250 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Além disso, a tecnologia de 800 V fornece mais potência para uma aceleração mais rápida, ao mesmo tempo que utiliza a energia de forma mais eficiente. Além disso, a mudança reduz a utilização de material, o que ajuda a aliviar o peso da bateria e dos motores elétricos.
Tejadilho panorâmico eletrocromático
“O EX90 conta agora com o nosso sistema elétrico mais avançado, proporcionando um carregamento mais rápido e uma maior eficiência, para que se sinta mais confiante e em controlo”, afirma Anders Bell.
O EX90 MY 2026 tem agora um tejadilho panorâmico eletrocromático, introduzido pela primeira vez no recém-lançado Volvo ES90. Este novo tejadilho permite ajustar a transparência do vidro, ajudando a reduzir o encandeamento ou a aumentar a privacidade com o toque de um botão.
Abertas as encomendas
A Volvo Cars está a abrir a carteira de encomendas do Volvo EX90 MY 2026 a partir de hoje. Em Portugal, o SUV de 7 lugares tem um preço base de 88.201 euros, com IVA incluído.
Subscreva a Newsletter
O Volvo EX90 está disponível em três níveis de equipamento: Core, Plus e Ultra. A versão mais equipada, a Ultra, está à venda por 104.744€ e tem tração integral.