A Volkswagen vai adotar uma nova estratégia de nomenclatura para os seus modelos elétricos, que passa por integrar designações históricas da marca na gama ID. O primeiro exemplo será o ID. Polo, nome atribuído à versão de produção do concept ID. 2all, com lançamento previsto para 2026.
Neste artigo:
Reforçar ligação emocional
A mudança agora anunciada pela marca alemã tem por objetivo facilitar a orientação dos clientes na oferta da marca e reforçar a ligação emocional com os modelos elétricos. A nova abordagem será aplicada progressivamente à medida que forem lançadas novas gerações de modelos elétricos.

“Os nossos nomes de modelo estão profundamente enraizados na memória das pessoas. Representam uma marca forte e incorporam qualidades como qualidade, design intemporal e tecnologia para todos”, afirma o CEO da marca Volkswagen e membro do Conselho de Administração do Grupo.
“É por isso que estamos a levar os nomes conhecidos para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo”
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen
A nova abordagem será aplicada progressivamente à medida que forem lançadas novas gerações de modelos elétricos. Os veículos com motor de combustão manterão as designações atuais, permitindo à Volkswagen unir os dois mundos — elétrico e térmico — numa lógica de continuidade e clareza para o consumidor.
ID. Polo: estreia marcada para o 50.º aniversário do Polo
O ID. Polo será lançado já em 2026, ano em que se celebram os 50 anos do modelo original. A Volkswagen sublinha que o novo nome combina os valores históricos do Polo, de qualidade, segurança e democratização da inovação, com a tecnologia avançada da família ID.

“Os nossos automóveis acompanham muitas vezes as pessoas durante vários anos – moldam memórias e fases da vida. Um modelo como o Polo mostra o poder de um nome: representa fiabilidade, personalidade e história,” afirmou Martin Sander, membro do Conselho de Administração da Volkswagen para Vendas, Marketing e Pós-Venda.
“É precisamente por isso que voltamos a dar aos nossos modelos ID nomes que despertam emoções e estão presentes no quotidiano das pessoas. A mobilidade elétrica deve ser progressiva, mas também acessível e pessoal”,
Martin Sander
ID. Polo GTI vai ter versão GTI
A Volkswagen confirmou também que o conceito ID. GTI, apresentado em 2023, será lançado como ID. Polo GTI em 2026. O modelo promete manter o espírito desportivo da sigla GTI, agora adaptado à mobilidade elétrica.

“Estamos a trazer uma das nossas marcas mais fortes, a GTI, para o mundo elétrico,” acrescentou Martin Sander. “O ID. Polo GTI vai oferecer uma dinâmica excecional e muito prazer de condução.”
Ambos os modelos, o ID. Polo e o ID. Polo GTI, farão a sua primeira aparição pública no Salão IAA Mobility, em Munique, entre 8 e 14 de setembro. A Volkswagen apresentará ainda, em estreia mundial, o conceito ID. CROSS, um SUV compacto elétrico que será lançado no final de 2026 como alternativa elétrica ao T-Cross.
Nova geração ID. com foco na acessibilidade
Com esta nova geração de modelos, a Volkswagen pretende tornar a mobilidade elétrica mais acessível do que nunca. Os veículos apresentam melhorias significativas em qualidade de materiais, ergonomia e interface de utilização, com uma combinação inteligente de comandos digitais e físicos — incluindo botões e manípulos no volante e no cockpit.
Subscreva a Newsletter
A estratégia de nomes da família ID. foi introduzida em 2018, com o lançamento do ID.3. Desde então, a gama cresceu com modelos como o ID.4, ID.5 e ID.7, este último disponível nas versões berlina e carrinha, e atualmente líder de mercado na Alemanha e na Europa.



