Kai Langer Kai Langer

Xiaomi contrata Kai Langer, designer da série BMW i3

A Xiaomi contratou Kai Langer, designer com mais de duas décadas de experiência no grupo BMW. A mudança foi anunciada pelo próprio executivo na sua página de LinkedIn, onde descreve o novo cargo como focado em “Customer / Brand / Product”.

Do BMW i ao Xiaomi SU7: talento alemão ao serviço da inovação chinesa

Kai Langer iniciou a sua carreira na BMW em 2003, tendo assumido o cargo de Diretor Criativo em 2016. Em 2019, passou a liderar o design da gama elétrica BMW i, e mais recentemente, em outubro de 2024, tornou-se responsável pelo design interior da MINI.

No Linkedin, Kai Langer mostrou-se “muito curioso” com os desafios trazidos pela mudança: “A Xiaomi, já consolidada no mercado da tecnologia e da eletrónica de consumo, e com uma estreia avassaladora na indústria automóvel, está a expandir o seu negócio e a dar-me a hipótese de ter uma participação importante. Estou muito curioso sobre as possibilidades que me serão dadas para continuar a construir um futuro risonho…

Kai Langer
Kai Langer, o designer da série BMW i elétrica, mudou-se para a Xiaomi @BMW Group

Desde o começo de agosto que integra a equipa da Xiaomi, mantendo-se sediado em Munique, onde a marca chinesa inaugurou este ano o seu primeiro centro de I&D europeu. O designer junta-se a Rudolf Dittrich, outro ex-BMW, que lidera o centro de investigação da Xiaomi em Munique desde 2024. Dittrich foi responsável pela divisão de séries de baixo volume na BMW entre 2021 e 2024.

Centro de I&D em Munique prepara ofensiva europeia da Xiaomi

Segundo o portal 36Kr, o centro de I&D da Xiaomi na Baviera está a trabalhar na afinação de desempenho dos modelos da marca, incluindo o SUV YU7, lançado na China em junho.

Em julho, a Xiaomi registou o seu primeiro veículo na Alemanha e na Europa — o SU7 Ultra —, um marco partilhado pelo presidente da empresa, Lu Weibing.

Expansão internacional em 2027?

Apesar de ainda não haver datas concretas para o início das vendas fora da China, o CEO Lei Jun reafirmou que a Xiaomi pretende arrancar com a comercialização internacional em 2027. Até lá, a marca continuará a focar-se no mercado doméstico, onde os modelos SU7 e YU7 acumulam tempos de espera superiores a um ano.

Subscreva a Newsletter

Em julho, a Xiaomi entregou mais de 30.000 veículos elétricos, estabelecendo um novo recorde mensal. A meta para 2025 é atingir 350.000 unidades, estando já cumpridos cerca de 53% desse objetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *