O Xiaomi SU7 ficou em último lugar na classificação de qualidade automóvel relativa ao primeiro trimestre. O sedan da Xiaomi foi a última classificada entre 29 automóveis.
Neste artigo:
Xiaomi SU7 com elevado risco
O desempenho na lista revela um elevado risco de potenciais defeitos e um elevado rácio de reclamações em relação às vendas. Apesar deste fraco desempenho, o Xiaomi SU7 vendeu 104.454 unidades nos primeiros quatro meses do ano.
A classificação da qualidade automóvel é elaborada pela Rede de Qualidade Automóvel da China, uma plataforma estatal de reclamações criada pela Administração de Supervisão do Mercado na China.
Relatórios e queixas convertidos em pontos
Para chegar ao índice de qualidade, a plataforma acumula relatórios e queixas dos proprietários de automóveis sobre falhas, riscos e defeitos dos veículos.
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São estes relatórios que são convertidos em pontos de penalização, e quanto mais pontos tiver um automóvel, mais baixa é a qualidade.
Xiaomi SU7 com 230 pontos de penalização
Na listagem agora divulgada pela Rede de Qualidade Automóvel da China, o Xiaomi SU7 ficou em último lugar no segmento dos grandes sedans 100% elétricos (BEV), somando um total de 230 pontos de penalização.
O Xiaomi SU7 teve mais 56 pontos de penalização do que o desempenho médio do segmento. Fonte da Rede de Qualidade Automóvel da China afirmou ao Car News China que “este resultado indica um alto risco de defeitos potenciais e uma alta taxa de reclamação para vendas”.
Lista com 29 carros
A categoria de sedans BEV grandes inclui 29 carros de marcas chinesas. O sedã GAC Hyptec GT ficou em primeiro lugar na lista com 149 pontos, sendo o mais seguro do segmento. O segundo colocado é o Voyah Passion, com 152 pontos. E o Avatr 12 da Changan, Huawei e CATL ficou em terceiro lugar com 153 pontos.
O Nio ET7, destinado à Europa, e o Nio ET9 situam-se mesmo no meio da lista, com 183 pontos. Carros como o Zeekr 001 (185), Lotus Emeya (185), BYD Han (194) e Denza Z9 GT (214) terminaram na parte inferior da lista.
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O fundador e CEO da Xiaomi Auto, Lei Jun, já dissera que abril foi o mês mais desafiante desde a fundação da empresa, após a polémica sobre a segurança do SU7 após um acidente fatal ocorrido em 29 de março. A classificação da qualidade tornou-se outro desafio para a Xiaomi.