Um Xiaomi SU7 Ultra tornou-se o veículo elétrico de produção mais rápido de sempre em Nürburgring, ao dar uma volta ao circuito em 7:04.957 minutos.
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Recorde na primeira tentativa
O automóvel, equipado com um modo de pista opcional (track package) conseguiu o tempo recorde logo na primeira tentativa, consolidando a liderança no segmento dos veículos elétricos de alto desempenho.
A capacidade do Xiaomi SU7 Ultra para alcançar um tempo de volta de 7:04.957 minutos é “um reflexo do compromisso da marca com o desempenho em pista”. Com três avançadas tecnologias elétricas principais – o motor elétrico, a bateria e a unidade de controlo do motor – que se juntam ao sistema de vetorização de binário do chassis e ao design aerodinâmico, foi possível criar uma base sólida para este novo recorde.
Xiaomi SU7 Ultra com três motores
Este modelo integra soluções de engenharia comprovadas em pista, mantendo as três principais tecnologias elétricas completas (motor elétrico, bateria e unidade de controlo do motor) e a configuração idêntica de três motores do protótipo Xiaomi SU7 Ultra. Esta composição, que consiste em dois motores elétricos V8 e um V6, proporciona uma potência máxima combinada de 1.548 cv, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,98 segundos (com rollout subtraído) e uma velocidade máxima para além dos 350 km/h.
Este novo recorde segue o desempenho do protótipo Xiaomi SU7 Ultra, que em outubro de 2024 atingiu um tempo por volta oficialmente certificado de 6 minutos e 46,874 segundos em Nürburgring. Este feito quebrou um domínio de sete anos de marcas automóveis europeias e americanas, estabelecendo o protótipo como o carro de quatro portas mais rápido do mundo nas pistas.
Circuitos são “teste máximo”
A gigante tecnológica afirma, em nota de imprensa, que os circuitos de corridas “são o teste máximo à tecnologia automóvel e o berço da inovação, com condições sustentadas de alta velocidade e alta temperatura que levam os grupos motopropulsores dos veículos elétricos ao limite”.
É assim que, por detrás deste tempo de volta está também o compromisso da Xiaomi em “aperfeiçoar continuamente a tecnologia e melhorar a qualidade, fiabilidade e segurança” dos veículos.
Nürburgring com “Curva Xiaomi”
A marca estabeleceu recentemente uma colaboração estratégica com o Nürburgring, tornando-se um dos parceiros premium do circuito. No âmbito desta colaboração, a nova “Curva Xiaomi” foi oficialmente integrada na pista do Grand Prix. Paralelamente, a Xiaomi passou a integrar o grupo de testes e desenvolvimento do Nürburgring (vulgarmente conhecido como Industry Pool).
Como parte do compromisso de longo prazo com a inovação, a marca pretende aproveitar a parceria para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos, utilizando o lendário circuito como campo de testes para tecnologias de nova geração que prometem redefinir os padrões de desempenho à escala global.
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Disso mesmo deu conta Lei Jun, CEO da Xiaomi, numa publicação em que manifestou confiança de que este recorde será ainda mais melhorado no futuro. Afirmou que a Xiaomi planeia uma presença a longo prazo em Nürburgring, com o objetivo de colaborar e avançar ao lado dos principais fabricantes automóveis do mundo nesta importante arena automóvel global.