Xpeng Xpeng

Xpeng, Porsche e Polestar lideram satisfação dos condutores de EV

O mais recente EV Satisfaction Study, divulgado pela consultora USCALE, indica uma evolução significativa na experiência dos condutores de veículos elétricos (EV) na região DACH — abrangendo Alemanha, Áustria e Suíça.

O estudo conclui que os condutores demonstram maior satisfação, impulsionada por melhorias concretas no alcance, velocidade de carregamento e eficiência energética. Xpeng, Porsche e Polestar são as marcas com maior índice de satisfação.

Net Promoter Score sobe e mostra aumento de expetativas

O índice Net Promoter Score (NPS), que mede a predisposição dos utilizadores para recomendar um produto ou serviço, subiu de 24 para 33 pontos em apenas um ano.

Este crescimento é particularmente relevante, já que as expectativas dos utilizadores também se elevaram. A resposta positiva do mercado sugere uma evolução tecnológica em linha — ou até superior — ao nível de exigência dos consumidores.

Xpeng destrona Tesla e lidera o ranking — Porsche e Polestar completam o pódio

Pela primeira vez, uma marca chinesa ocupa o topo da tabela de satisfação: a Xpeng foi considerada pelos condutores a melhor em categorias cruciais como desempenho de carregamento, autonomia e eficiência, superando a habitual liderança da Tesla. Apesar de apresentar limitações na navegação por rotas, os condutores valorizam a consistência da experiência geral.

Xpeng consumidores chineses
A Xpeng produz carros com muita tecnologia a preços competitivos @Xpeng

A Porsche assume o segundo lugar, destacando-se pela rapidez de carregamento dos seus modelos. O novo Macan EV, embora analisado com base numa amostra reduzida, apresenta ganhos notáveis na autonomia face ao Taycan. A Polestar, no terceiro posto, continua a convencer pelo design intuitivo da interface e facilidade de utilização, mesmo perante um alcance médio e um consumo energético superior à média.

condutores EV
“Resumindo: Qual é a probabilidade de recomendar a sua [marca] a um amigo ou colega?” As conclusões das entrevistas realizadas pela UPSCALE @Upscale

Este novo top 3 sinaliza uma mudança estratégica no mercado europeu, onde marcas com forte aposta tecnológica e foco na experiência do utilizador conseguem ultrapassar gigantes já estabelecidos.

Confiança dos condutores aumenta com mais autonomia e maior velocidade de carregamento

Os dados do estudo mostram que metade dos condutores afirma ter uma autonomia superior a 400 quilómetros no verão, uma subida face aos 38% registados em 2024. Além disso, 75% dos modelos disponíveis atualmente suportam carregamento rápido em DC com potência igual ou superior a 150 kW — em contraste com os 61% registados no ano anterior.

Estes avanços atenuam os receios associados à utilização quotidiana dos veículos elétricos, aproximando a experiência daquilo que os condutores esperam de uma mobilidade sem emissões.

“Grande salto em frente”

Doutor Axel Sprenger, fundador e diretor administrativo da USCALE GmbH, afirma que “o ceticismo de muitas pessoas interessadas em veículos elétricos foi justificado durante muito tempo. Mas agora as fabricantes automóveis deram um grande salto em frente e entregaram o resultado”.

“E a próxima geração de carros elétricos está apenas a começar. Por isso, este é um bom momento para os compradores de veículos elétricos. Para a indústria, a mensagem agora é: mantenham-se firmes e não desistam!”

Persistem desafios nas apps e durante o carregamento

Apesar dos progressos, o estudo revela que 73% dos condutores enfrentaram problemas durante o carregamento — desde falhas no início ou interrupções inesperadas, até ao encerramento prematuro do processo.

carregamento Ruas Elétricas
@FreePick

As aplicações móveis também continuam a gerar frustrações: 46% dos utilizadores reportam lentidão, funcionalidades limitadas ou baixa disponibilidade. Embora estes valores representem uma ligeira melhoria face ao ano anterior, evidenciam que o ecossistema digital permanece um ponto fraco para muitas marcas.

Fidelização em risco para marcas que não acompanham o ritmo

A variação nos níveis de recomendação entre marcas é cada vez mais evidente. No extremo oposto ao top 3, o estudo identifica grupos como Stellantis, MG e Smart como os menos recomendados pelos condutores, indicando falhas tanto na experiência técnica como na perceção geral de qualidade.

Para a indústria, esta realidade representa um sinal claro: o sucesso futuro dos EVs não depende apenas de baterias maiores ou motores mais potentes, mas de uma experiência total, coerente e sem atritos — desde a condução ao carregamento, passando pela interação digital

As 5 mais e as 5 menos

A Xpeng, já se disse, é a marca que mais satisfaz os condutores da Alemanha, Áustria e Suíça, sendo o top 3 ainda composto pela Porsche e pela Xpeng. O top 5 é ainda composto pela BMW e pela Tesla.

Em sentido contrário, das 24 marcas que surgem no estudo, a Opel é aquela que os condutores menos recomendariam. As cinco marcas com o pior resultado incluem ainda a MG, Peugeot, Smart e Fiat.

Entrevistados mais de 5.000

Em maio de 2025, um total de 5.004 condutores de veículos elétricos de diversas marcas e modelos foram entrevistados sobre as suas experiências com a utilização diária.

Subscreva a Newsletter

O estudo, realizado pela sexta vez na região DACH de língua alemã, faz parte do portefólio de estudos da USCALE para a investigação em curso sobre condutores de veículos elétricos. A USCALE é uma empresa de consultoria e estudos de mercado para a mobilidade elétrica sediada em Estugarda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *