versão do Twingo versão do Twingo

Nissan vai ter versão do Twingo elétrico a partir de 2026

A Nissan vai ter uma versão do Twingo “a partir de 2026”. O automóvel será 100% elétrico e vai ser construído pelo Grupo Renault.

Versão da Nissan partilha 80% das peças

O futuro citadino elétrico da marca nipónica será concebido pela Nissan, e chegará após os três 100% elétricos que a marca anunciou para este ano e começo de 2026

O automóvel, que ainda não tem nome, terá 80 por cento das suas peças em comum com o Twingo, disse o CFO do Grupo Renault, Duncan Minto, a analistas e jornalistas numa conferência telefónica.

Acelerar a entrada em produção

O calendário para a versão Nissan do Twingo enquadra-se no objetivo da Nissan de reduzir os tempos de desenvolvimento sob a direção do novo CEO Ivan Espinosa.

versão do Twingo
Nissan vai desenvolver versão do Twingo 100% elétrica @Renault Group

Falando com os jornalistas na semana passada, Espinosa lamentou não ter acelerado o desenvolvimento da produção no passado e reiterou os planos da Nissan para encurtar o tempo entre a conceção e a produção de um automóvel. O novo CEO da marca nipónica quer encurtar esse tempo de 52 meses para apenas 30 meses, de acordo com a Bloomberg.

Versão do Twingo produzida na Eslovénia

A variante Nissan 100% elétrica do Twingo será produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, e ajudará a otimizar a instalação do Grupo Renault.

Subscreva a Newsletter

A versão Nissan foi anunciada a 31 de março como parte de uma revisão da aliança Renault-Nissan, incluindo um acordo para reduzir as participações cruzadas necessárias dos atuais 15% para 10% e a venda da atividade da Nissan na Índia à Renault.

Uma aliança “viva e a funcionar”

“A aliança ainda está viva e a funcionar em termos de fazer coisas em conjunto que geram valor para ambas as partes”, disse Minto, o CFO da Renault, aos jornalistas.

A Renault informou igualmente que a Nissan está desvinculada de um acordo para investir até 600 milhões de euros na sua unidade de veículos elétricos Ampere, que estava inicialmente prevista como uma empresa cotada separadamente.

Twingo com apenas 750 peças

Em comparação com o R5, com o qual partilha a plataforma AmpR Small (que será reduzida), o Twingo tem um custo dos materiais inferior em 40%. O novo citadino 100% elétrico da Renault terá apenas 750 peças, o que torna a sua montagem mais fácil e económica. O automóvel utilizará baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) de baixo custo.

A próxima geração do Twingo foi desenvolvida pela unidade de negócios Ampere EV da Renault, com a ajuda de engenheiros na China, uma vez que a Renault procura reduzir o tempo de comercialização em toda a sua gama.

Twingo
O Twingo 100% elétrico tem apenas 750 peças @Renault Group

O objetivo é fazer com que um automóvel passe do “congelamento do conceito” para o início da produção em 100 semanas ou menos, para competir com os novos participantes da China, onde tempos de desenvolvimento tão curtos se tornaram a norma.

O Twingo aproximar-se-á desse prazo. Foi anunciado pela primeira vez no outono de 2023 e espera-se que seja lançado no início de 2026.

Dacia também com versão do Twingo

Além da versão do Twingo desenhada pela Nissan, após o lançamento do citadino da Renault surgirá também uma versão para a Dacia, com um preço inferior a 18.000 euros, como Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, afirmou em fevereiro.

Um plano para a Volkswagen partilhar os custos de desenvolvimento do novo Twingo não se concretizou. A VW está a construir um citadino elétrico de baixo custo baseado no seu conceito ID Every1 na sua fábrica Autoeuropa em Portugal. A produção terá início em 2027.

O CFO do Grupo Renault, Duncan Minto, afirmou que, de momento, não existem outros parceiros planeados, mas “estamos sempre abertos a discutir contratos de fabrico ou a partilha de tecnologias quando isso gera valor”.

A “ofensiva elétrica” da Nissan

A Ampere desenvolverá o próximo Nissan Micra, que aparecerá este ano como um veículo totalmente elétrico na mesma plataforma do Renault 5 e será construído em França pela Renault.

A Nissan lançou recentemente uma “ofensiva elétrica” na Europa, que passa pela chegada ao mercado do Nissan Micra, do Nissan Leaf e do Juke 100% elétricos entre 2025 e 2026. Só depois surgirá a versão do Twingo da marca nipónica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *