O novo carro do povo da Volkswagen, o 100% elétrico ID.Every1, vai mesmo ser montado na Autoeuropa. O novo low-cost da marca germânica sairá das linhas de produção da fábrica de Palmela a partir de 2027.
Neste artigo:
Confirmação chega pela manhã
A confirmação de que a Autoeuropa tinha ganho a produção do futuro Volkswagen elétrico de 20.000 euros foi dada esta manhã por Thomas Shäfer, o CEO da marca. Shäfer sublinhou que os primeiros ID.1 começarão a sair da linha de montagem da Autoeuropa em 2027.
A fábrica da Autoeuropa estava a ser considerada para o novo veículo elétrico, juntamente com duas outras unidades europeias do grupo Volkswagen.
Uma das “mais eficientes”
Nas redes sociais, Thomas Shäfer partilhou esta imagem, com o texto em legenda:
A decisão de fabricar neste local baseia-se em considerações económicas e estruturais no âmbito da rede de produção da Volkswagen.
Como empresa global, estamos a tirar partido da força da nossa rede de produção para produzir o nosso modelo de entrada de gama totalmente elétrico – com um preço de cerca de 20.000 euros – de forma eficiente e com os mais elevados padrões de qualidade.
Palmela é uma das fábricas mais eficientes da Volkswagen e produz atualmente o T-Roc mais vendido.
Não tenho dúvidas de que a equipa liderada por Thomas Hegel Gunther irá obter excelentes resultados!” @Thomas Shäfer / Likedin
Na conferência de imprensa em que a decisão foi anunciada, Thomas Schäfer disse que a fábrica da Autoeuropa em Palmela foi escolhida “por ser uma das fábricas europeias mais eficientes em termos de custos”. Para que a decisão tenha recaído sobre a Autoeuropa, recaiu ainda o facto de que “Portugal tem baixos custos de mão de obra e de energia”.
O veículo que vai ser produzido na Autoeuropa integra a gama ID de veículos elétricos da marca e é a grande aposta do grupo para a democratização dos automóveis elétricos, uma vez que Shäfer confirmou que será vendido abaixo dos 20.000€.
Um citadino com 130 km de autonomia
O ID.Every1 é um carro citadino de segmento A com dimensões generosas, uma vez que mede 3.880 metros de comprimento, 1,816 metros de largura e 1,490 de altura. O concept car no qual se vai basear – e que é o que verdadeiramente se chama ID.Every1, tem uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora e uma autonomia mínima de 250 quilómetros.
Quando entrar em produção, o VW ID.Every1 será o primeiro modelo de todo o Grupo Volkswagen com uma arquitetura de software que lhe permite ser equipado com novas funções ao longo de todo o seu ciclo de vida. Mesmo após a compra de um novo automóvel, o pequeno Volkswagen pode ser adaptado individualmente às necessidades do cliente.
Autoeuropa continua também com o T-Roc
Os rumores de que a escolha da produção do ID.Every1 recairia sobre Palmela começaram a intensificar-se ontem – com alguma desinformação à mistura, mas a notícia foi apenas hoje tornada oficial durante a conferência de imprensa internacional do grupo sobre o ano financeiro.
Subscreva a Newsletter
A Volkswagen Autoeuropa produz atualmente o VW T-Roc, cuja nova geração começará a ser montada este ano. A Autoeuropa investiu 600.000 euros na sua linha de montagem, num ano em que produziu 236.100 unidades, o maior número desde o final da pandemia de covid-19, anunciou a empresa há um mês. “Apesar das várias paragens para modernização da fábrica, 2024 foi o segundo melhor ano de produção da fábrica de Palmela, com 236.100 carros produzidos”, disse então a Autoeuropa, em comunicado.
Leia também:
Agora, é oficial: a Autoeuropa vai montar uma das grandes apostas da Volkswagen para os próximos anos: o pequeno elétrico ID.Every1, que será baseado no concept-car mostrado a semana passada.
Os trabalhadores da Autoeuropa foram informados hoje.