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Rede pública de carregamento cresce 50% face ao ano passado

Em média, a rede pública publica de carregamento cresce 50% em fevereiro face ao ano passado. Dados disponibilizados pela Entidade Gestora mostram um aumento de 47% no número de utilizadores e uma subida de 59% na energia consumida, em comparação com o ano anterior.

580 mil carregamentos em fevereiro

Em fevereiro, a rede Mobi.E registou, em fevereiro, cerca de 580 mil carregamentos. Este número representa um aumento de 45% face ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com a Entidade Gestora da Rede de Mobilidade elétrica, os carregamentos foram efetuados por mais de 99.700 utilizadores distintos, o que denota uma subida de 47% em comparação com o período homólogo.

Também energia consumida cresce 50%

Diz a Mobi.E que foram efetuados, em mádia 20.708 carregamentos por dia. Este volume representa um aumento face a janeiro, mês em que a média tinha sido de 19.564 carregamentos.

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Carregamentos quase duplicaram @Mobi.e

Também nos kW consumidos, o número cresce 50%. Ao todo, em fevereiro, foram consumidos cerca de 12.600.000 kWh, mais 59% em relação a fevereiro de 2024. Já nos dois primeiros meses do ano, o número de carregamentos já ultrapassou 1,1 milhões de carregamentos, o que implica um aumento de 46% relativamente aos dois primeiros meses do ano passado.

Infraestrutura tem acompanhado procura

A Mobi.E diz que a infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura e que, no final de fevereiro, a rede de carregamento pública disponibilizava 5.966 postos, o que corresponde a 11.083 pontos de carregamentos. Destes – refere a Mobi-e – mais de 2.270 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38% do total da rede.

Em comunicado, a Mobi.e alerta para outro dado que refuta de importante, é que é o facto de, a 28 de fevereiro, a rede disponibilizar mais de 366.2845 kW de potência, “ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug-in.”

Em média, existem 90 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 122 tomadas por 100 mil habitantes.

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