Fábrica BYD Fábrica BYD

BYD quer terceira fábrica na Europa, anuncia Stella Li

A BYD está a ponderar a criação de uma terceira fábrica na Europa, anunciou Stella Li, a vice-presidente da construtora com o pelouro da Europa, aos jornalistas.

Terceira fábrica ainda sem decisão

A construtura chinesa tem neste momento duas instalações em construção, na Hungria e na Turquia, mas já está a ponderar avançar com uma terceira.

“Estamos a considerar uma terceira fábrica na Europa”, disse Li a uma publicação alemã durante um evento de imprensa em Frankfurt. “Tomaremos a decisão sobre isso dentro de um ano e meio a dois anos.”

Stella Li
Stella Li diz que a decisão chegará dentro de dois anos @BYD

De acordo com Stella Li, as duas instalações em construção não serão suficientes para os ambiciosos planos da marca na Europa.

Instalação húngara a produzir este ano

A primeira fábrica europeia da empresa está já em construção em Szeged, na Hungria, devendo mesmo começar a produzir já este ano. O fabricante de automóveis chinês está também a construir uma segunda linha de montagem para o mercado europeu em Izmir, na Turquia.

A fábrica de Szeged, na Hungria, terá uma capacidade anual de 150.000 unidades numa primeira fase de produção e de 300.000 numa segunda fase, disse Li. A fábrica turca terá um volume de produção semelhante.

Subscreva a Newsletter

No encontro com a imprensa, Li afirmou que a fábrica húngara está a cumprir o calendário e iniciará a produção no final de 2025. A turca deverá iniciar a produção em meados de 2026, afirmou.

Evitar tarifas aduaneiras

Stella Li lembrou que a BYD poderá exportar carros construídos na Turquia para a Europa sem tarifas e disse ainda ter “grandes expectativas em relação ao mercado turco”.

Fábrica BYD
Construir na Europa evitará tarifas aduaneiras @BYD

As instalações europeias da BYD ajudarão o fabricante de automóveis a compensar as elevadas tarifas da União Europeia sobre os automóveis elétricos exportados da China. As importações chinesas de automóveis 100% elétricos da BYD estão sujeitas a uma tarifa adicional de 17%, para além da tarifa existente na UE de 10%.

O modelo mais vendido da BYD na Europa em 2025 foi o Atto 3 com 13.655 vendas, de acordo com a Dataforce. O Seal U foi o número 2 com 11.678 vendas, seguido pelo Dolphin (11.437) e Seal (10.578).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *