Mais de três décadas depois de ter mudado as regras do jogo, o Renault Twingo regressa em força. O novo Twingo E-Tech Elétrico é apresentado como “uma verdadeira revolução” com um preço abaixo dos 20 mil euros.
Neste artigo:
Renault Twingo E-Tech desenvolvido em tempo recorde
“Voltámos ao ‘espírito Twingo’. É o espírito que sempre colocou a vida diária, a diversão e a engenhosidade no coração do design”, afirmou Fabrice Cambolive, CEO da Renault. Para o líder da marca, este novo modelo é “ao mesmo tempo, um tributo às suas origens e um salto para o futuro”.





O Twingo E-Tech é fruto de um projeto de desenvolvimento recorde: apenas 100 semanas — metade do tempo habitual para um novo automóvel. Trata-se do primeiro modelo do programa “Leap 100”, que simboliza a nova filosofia industrial da Renault: eficiência, simplicidade e sustentabilidade.
Produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, o novo Twingo foi desenvolvido numa colaboração inédita entre a Ampere, a divisão elétrica do grupo Renault, e o centro tecnológico ACDC em Xangai. Esta cooperação franco-chinesa permitiu reduzir custos e acelerar o processo, sem comprometer a qualidade.
Pequena pegada de carbono
Com uma bateria LFP (fosfato de ferro e lítio) de 27,5 kWh e um motor de 60 kW (82 cv), o Twingo E-Tech elétrico oferece até 263 km de autonomia WLTP, segundo a Renault. O carregamento doméstico (6,6 kW) permite uma carga completa em cerca de 4 horas e 15 minutos, enquanto o pack opcional “Advanced Charge” oferece carregamento rápido de 50 kW (CC), atingindo 80% da carga em apenas 30 minutos.

A tecnologia cell-to-pack, estreada neste modelo, reduz o custo da bateria em cerca de 20%, e a pegada de carbono é 60% inferior à de um citadino a combustão, segundo o dossier técnico.
Design otimista e modularidade inteligente
A diretora de design da Ampere, Paula Fabregat-Andreu, explica:
“O nosso principal objetivo foi recriar o espírito arrojado da primeira geração, com uma silhueta compacta, um interior espaçoso e o carácter divertido e atrevido que sempre definiu o Twingo.”
Com 3,79 metros de comprimento, o novo Twingo mantém proporções compactas, mas garante um interior surpreendentemente amplo. Os bancos traseiros deslizantes independentes e o encosto rebatível do passageiro dianteiro permitem aumentar a capacidade da bagageira para mais de 1000 litros, tornando-o num campeão de versatilidade urbana.
O Renault Twingo E-Tech é um automóvel “bem-disposto”. Exibe um “sorriso” na dianteira e luzes LED em forma de arco. As cores vivas, que vão do Vermelho Absoluto ao Verde Absoluto, Amarelo Manga e Preto Estrela, reforçam o caráter alegre do modelo.
Tecnologia de segmentos superiores
O sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, inédito no segmento A, oferece navegação Google Maps com planeamento de rotas elétricas, assistente de voz e acesso direto a mais de 100 aplicações, incluindo Amazon Music, HBO Max e Vivaldi Browser. A versão topo de gama integra ainda o avatar Reno, um assistente virtual que ajuda nas tarefas do dia-a-dia, desde o carregamento à climatização.
O modelo dispõe também de 24 sistemas de assistência à condução (ADAS), como travagem automática de emergência, aviso de saída de via, controlo de velocidade adaptativo e estacionamento automático, funcionalidades raras num automóvel deste segmento.
Segurança e responsabilidade
Integrado no programa Human First, o Twingo E-Tech Elétrico chega com seis airbags de série, sistema de monitorização da fadiga do condutor e tecnologias exclusivas de segurança passiva, como o Fireman Access e o QRescue, desenvolvidos para facilitar o trabalho dos bombeiros em caso de acidente.
Gama simplificada, experiência premium
A Renault optou por uma estratégia de simplificação: apenas duas versões, Evolution e Techno, ambas com equipamentos generosos. O preço exato será revelado mais perto do lançamento, previsto para início de 2026, mas a marca promete “a melhor relação qualidade-preço da história do segmento A”.
Para Vittorio D’Arienzo, líder global do produto Ampere, o Twingo E-Tech resume a nova filosofia da marca:
“Redefinimos a harmonia entre emoção e razão: oferecendo espaço de segmento superior num formato compacto, aliado a uma aerodinâmica elegante e custos acessíveis.”
Um pequeno elétrico com grande ambição
Com o novo Twingo E-Tech Elétrico, a Renault quer provar que o futuro da mobilidade urbana pode ser simultaneamente divertido, sustentável e acessível.
Subscreva a Newsletter
O ícone dos anos 90 está de volta — e agora, mais do que nunca, preparado para conquistar as cidades elétricas da Europa.
⚡ Renault Twingo E-Tech Elétrico
O ícone regressa — agora 100% elétrico
🔋 Motor e Bateria
- Potência: 60 kW (82 cv)
- Binário: 175 Nm
- Tipo de bateria: LFP (Fosfato de Ferro e Lítio)
- Capacidade útil: 27,5 kWh
- Autonomia WLTP: até 263 km
- Peso total: a partir de 1.200 kg
⚙️ Desempenho
- 0–50 km/h: 3,85 s
- 0–100 km/h: 12,1 s
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Tração: dianteira
- Modo “One Pedal” (travagem regenerativa inteligente)
⚡ Carregamento
- Carregador AC (de série): 6,6 kW → 10% a 100% em 4h15
- Carregador AC (opcional): 11 kW → 10% a 100% em 2h35
- Carregamento rápido DC (opcional): 50 kW → 10% a 80% em 30 min
- Função V2L: sim — fornece energia externa até 3,7 kW
- Tomada: Modo 3 (cabo 5 m incluído)
🧭 Dimensões
| Comprimento: | 3.789 mm |
| Largura: | 1.720 mm |
| Altura: | 1.491 mm |
| Distância entre eixos: | 2.493 mm |
| Raio de viragem: | 9,87 m |
| Bagageira: | 305–360 L |
| Com bancos rebatidos: | >1.000 L |
🎨 Design e Cores
- Silhueta compacta e monovolume, com “sorriso” frontal
- Cores disponíveis: Vermelho Absoluto · Verde Absoluto · Amarelo Manga · Preto Estrela
- Jantes: 16’’ (Evolution) / 18’’ (Techno, opcional)
- Interior com ecrã duplo (7” + 10”) e elementos coloridos coordenados
💻 Tecnologia e Conectividade
- Sistema: OpenR Link com Google integrado
- Compatibilidade: Android Auto & Apple CarPlay (sem fios)
- Assistente Virtual: “Reno”, o copiloto inteligente
- Aplicações integradas: +100 (Amazon Music, Prime Video, Vivaldi, Radioplayer…)
- Dados incluídos: 2 GB/mês durante 3 anos
🛡️ Segurança e Assistência
- 6 airbags de série
- Travagem ativa de emergência (peões, ciclistas, cruzamento)
- Controlo de velocidade adaptativo
- Alerta de fadiga e distração
- Park Assist automático
- Safety Score & Safety Coach — avaliação do estilo de condução
- Programas Fireman Access e QRescue para emergências
🏭 Produção e Lançamento
- Fábrica: Novo Mesto, Eslovénia
- Estrutura: Plataforma AmpR Small
- Versões: Evolution · Techno
- Preço anunciado: inferior a 20.000 €
- Chegada ao mercado: início de 2026
“Redefinimos a harmonia entre emoção e razão: oferecendo espaço de segmento superior num formato compacto.”
— Vittorio D’Arienzo, Product Global Leader, Ampere



