Um total de 115.500 utilizadores distintos carregaram os seus veículos em abril na rede pública de carregamento. A Mobi.E sublinha que este número de utilizadores é um novo recorde, representando uma subida de 52 por cento relativamente ao mesmo mês do ano passado.
Neste artigo:
665 mil carregamento em abril
Em abril, foram feitos na rede Mobi.E cerca de 665 mil carregamentos, o que representa um aumento de 48% face ao mesmo mês do ano passado. A energia consumida foi de cerca de 14,7 GWh, mais 63% em relação a abril de 2024.
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Para estes números contribui não apenas a cada vez maior adoção da mobilidade elétrica em Portugal, mas também o facto de em abril termos tido dois fins de semana prolongados, que contribuíram para um maior número de viagens.
Mais de 22 mil por dia
De acordo com nota de imprensa da Mobi.E, em abril foram efetuados, em média, 22.176 carregamentos por dia.
Esta foi a média mais alta de sempre, superando a registada no mês de março, quando foi registada uma média de 21.602 carregamentos.
2,5 milhões este ano
A Mobi.E sublinha que, nos primeiros quatro meses do ano, o número de carregamentos já ultrapassou os 2,5 milhões. Estes valores consubstanciam um aumento de 48% em comparação com o mesmo período de 2024.
Estes carregamentos foram efetuados por cerca de 200 mil utilizadores distintos, mais 52% do que nos primeiros quatro meses do ano passado.
11.517 pontos de carregamento
No final de abril, a rede de carregamento pública disponibilizava 6.193 postos, o que corresponde a 11.517 pontos (tomadas que podem estar a carregar em simultâneo). Os pontos de carregamento rápido ou ultrarrápido (com uma potência superior a 22 kW) representam 38,1% do total da rede, sendo já mais de 2.360.
Em média, existem atualmente 94 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 127 tomadas por 100 mil habitantes.
Ultrapassada meta do AFIR
A 30 de abril, nota a entidade gestora da rede de mobilidade elétrica, a rede Mobi.E disponibiliza mais de 382.922 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug in.
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Em abril, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 11.800 toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias cerca de 195 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2.