Os automóveis elétricos sofrem menos avarias do que os automóveis a combustão. A conclusão é do Automóvel Clube Alemão (ADAC).
Neste artigo:
Analisados carros de 2020/2021/2022
O ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobilclub) analisou os registos das assistências que prestou nos últimos anos a automóveis matriculados entre 2020 e 2022 e chegou à conclusão de que os carros elétricos com poucos anos têm menos avarias do que os automóveis a combustão com a mesma idade.
Para que a comparação feita pelo ADAC fosse justa, a associação apenas se estudou os casos de veículos matriculados entre 2020 e 2022. Como na Alemanha a idade média dos carros registados é de 10 anos, o Automóvel Clube Alemão não iria fazer uma comparação da suscetibilidade a avarias de toda a frota a combustão e elétrica existente no país.
Menos avarias nos automóveis elétricos
O número de avarias por 1000 veículos existentes (“índice de avaria”) de motores de combustão excede o dos veículos elétricos. Em 2024, a assistência rodoviária teve que intervir em 12,9 veículos por 1000 veículos existentes para motores de combustão de quatro anos. No caso dos automóveis elétricos, esse número desceu para apenas de 8,5 veículos elétricos por 1000 veículos existentes.
Fazendo as contas apenas aos veículos com dois a quatro anos, o ADAC contou 9,4 avarias para motores de combustão em 2024, mas apenas 3,8 para carros elétricos. O Automóvel Clube Alemão conclui assim que os automóveis elétricos têm menos avarias do que os automóveis a combustão
Bateria de arranque é maior problema
A bateria de arranque é responsável pelo maior número de avarias. Enquanto a bateria de arranque causa 50% das avarias em carros elétricos, é responsável por 45% de todas as avarias em motores de combustão.
A bateria de 12 volts que alimenta o sistema elétrico de bordo é a peça mais suscetível a avarias, pelo que os automóveis elétricos geralmente chamam o ADAC devido a problemas com a eletrónica de bordo.
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O Automóvel Club Alemão diz que a bateria de 12 volts que alimenta o sistema elétrico de bordo é suscetível a falhas e geralmente descarrega mais rapidamente. Uma razão apontada é o facto de os utilizadores “acordarem” os seus veículos através da aplicação do smartphone com muito maior frequência do que os fabricantes anteciparam. “Esses processos de arranque colocam uma carga relativamente pesada na bateria” de 12 volts.
Mecânica simples favorece EV
A mecânica mais simples dos automóveis elétricos é apontada pelo ADAC como o principal fator para que estes automóveis sejam menos suscetíveis a avarias.
“Enquanto os motores de combustão consistem em centenas de peças, como pistões, válvulas ou turbocompressores, um motor elétrico geralmente tem apenas uma parte móvel, o rotor. Menos peças significam menos oportunidades de desgaste”.
Além disso, lembra o ADAC, “os carros elétricos não requerem óleo do motor, que pode ficar sujo e danificar o motor com o tempo. Além disso, os motores elétricos produzem menos calor residual do que os motores de combustão, que operam em altas temperaturas e causam maior desgaste”.
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Os números atuais “confirmam a tendência de que os carros elétricos são mais confiáveis do que os motores de combustão”, conclui a publicação do Automóvel Clube Alemão.