A Nio lançou oficialmente o Firefly EV na China. O hatchback 100% elétrico vai também ser vendido na Europa, onde deverá chegar ainda este ano. As entregas no mercado interno começam já na próxima semana.
Neste artigo:
Um design a pensar no consumidor europeu
Primeiro modelo da submarca da Nio, o Firefly EV é um hatchback com óticas redondas, puxadores das portas embutidos e tejadilho preto e é pouco maior do que um Mini Cooper.
O Firefly tem um design que foi pensado para o gosto do consumidor europeu, pelo que a Nio aposta fortemente no modelo, que espera venha a conseguir representar 10% das suas vendas, fundamentalmente no mercado internacional.
Na Europa a 24.000 euros?
Na China, está à venda por 119.800 e 125.800 yuan, consoante a versão, o que corresponde a 20.000 e 21.000 euros, respetivamente.
Subscreva a Newsletter
Os preços em euros são meramente indicativos, uma vez que os construtores chineses costumam ter políticas de preço diferentes no mercado internacional, havendo ainda que contar com as tarifas impostas pela Europa aos automóveis elétricos oriundos da China. É possível que chegue ao mercado europeu com preços na ordem dos 24.000 euros.
Mais de 300 quilómetros de autonomia
O Firefly EV vem de série com um motor elétrico de 105 kW (141 cv), que permite acelerar até aos 100 km/h em 8,2 segundos.
O carro atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 42,1 kWh permite uma autonomia de até 420 km, de acordo com o sistema chinês CLTC. Em ciclo WLTP – o utilizado na Europa – a autonomia deverá ser de até 340 km.
Firefly EV com espaço interior
O Firefly EV é vendido com cinco variantes de cor exterior: roxo, verde, bege, branco e cinzento. O pequeno compacto do segmento B, é um automóvel com boa funcionalidade.
Com 27 espaços de arrumação no seu interior, o Firefly EV tem uma bagageira com um volume de 335 litros, que ganha capacidade para 1.235 litros com os bancos traseiros rebatidos. A frunk (bagageira dianteira) tem capacidade de 95 litros.
Um automóvel bem equipado
No interior, o automóvel está equipado com um ecrã flutuante de 13,2 polegadas, tendo ainda um painel de instrumentos LCD de 6 polegadas situado na coluna de direção. O Firefly EV está equipado com 14 colunas com som Dolby 7.1, um sistema de fragâncias e iluminação ambiente de 256 cores personalizável.
O primeiro hatchback 100% elétrico da nova marca da Nio tem 15 funções de segurança ativa. O Firefly EV tem um sistema de assistência à condução em alta velocidade com uma taxa de cobertura de 99,99%, de acordo com o construtor. O Firefly pode mudar de faixa, ultrapassar carros e estacionar na rua.
Dois níveis de acabamento
O Firefly EV foi lançado na China com dois níveis de acabamento, que compartilham o mesmo grupo motopropulsor, o Firefly Zizai e o Firefly Faguang. A manter-se na Europa a política seguida para o mercado chinês, a versão mais equipada custará apenas mais 1.000 euros do que a versão base.
Leia também:
O Firefly EV Faguang tem bancos dianteiros aquecidos, ventilados e massajados, mais ajustes elétricos dos bancos, materiais melhorados e memória para o banco do passageiro dianteiro.