A BMW desenvolveu uma nova paisagem sonora para estrear com os modelos Neue Klasse. A HypersonX é chave para uma nova experiência holística de condução da marca alemã.
Neste artigo:
HypersonX com 43 sinais sonoros
Desenvolvido pelo BMW Group Sound Design Studio, a paisagem sonora HypersonX tem um total de 43 sinais sonoros e sons de condução criados para o Modo Pessoal e para o Modo Desportivo. De acordo com a marca, “o espetro multidimensional adapta os sons precisamente à situação de condução em questão e, ao fazê-lo, cria uma interação emocional entre o condutor e o seu veículo”.
Considerando ser esta uma “nova etapa” na evolução da experiência de som automóvel, a marca alemã salienta que ela só foi possível graças aos avanços tecnológicos em hardware e software trazidos pela Neue Klasse, nomeadamente pelo novo e “revolucionário” BMW Operating System X e por uma unidade de controlo que doi recentemente desenvolvida.
Experiência global aperfeiçoada
A arquitetura áudio que foi desenvolvida permite que a experiência global pelo Neue Klasse seja aperfeiçoada não apenas a nível acústico, mas também em temos de caráter do veículo, experiência de condução e gama funcional.
“O espetro sonoro único do HypersonX desempenha um papel importante na atribuição de um carácter acústico próprio e altamente distintivo a um modelo Neue Klasse. Através do nosso foco na precisão, calor e leveza, podemos criar uma ligação emocional direta entre o condutor e o seu veículo”, sublinha Renzo Vitale, Diretor Criativo de Design de Som do BMW Group.
Natureza, arte e ciência como inspiração
Os sons de condução centram-se no essencial e são inspirados em tons da natureza e estruturas do mundo da arte e da ciência. O HypersonX tem menos notas básicas do que a experiência sonora utilizada anteriormente. Mas, ao mesmo tempo, o espetro acústico cresceu para incluir um novo nível dimensional. Isto dá ao som mais “cor”, profundidade e precisão, e incorpora mais do que nunca o prazer de condução pelo qual a BMW é conhecida.
Para o efeito, foram geradas mais de nove milhões de instâncias sonoras baseadas no ADN sonoro da BMW, utilizando um novo algoritmo. No Estúdio de Design de Som do BMW Group, estas foram depois filtradas numa essência típica da marca que, por sua vez, gera uma experiência acústica “coesa e multidimensional.”
O resultado conseguido pelo HypersonX é um som que “cria uma ligação emocional entre o homem e o veículo em todas as situações de condução” e traz uma “aura positiva, agradável e convidativa” à presença acústica do Neue Klasse.
Camadas tridimensionais de som
Um dos principais elementos subjacentes a esta capacidade é a unidade de controlo áudio desenvolvida para o Neue Klasse, que permite uma expansão significativa da gama dinâmica.
Subscreva a Newsletter
A marca garante que os ocupantes “estão completamente imersos” na paisagem sonora gerada pelo HypersonX. “Durante a aceleração, por exemplo, o veículo dá a impressão de se mover entre diferentes camadas tridimensionais de som, transportando assim a sensação de velocidade e a dinâmica de condução típica da BMW de forma autêntica para o habitáculo”.
Coro dá as boas-vindas
Para além da redução inteligente aos elementos essenciais, o aspeto humano desempenhou um papel importante no desenvolvimento da paisagem sonora do Neue Klasse. As gamas de frequências médias e baixas do espetro sonoro do BMW HypersonX foram colocadas em evidência para criar um ambiente acústico equilibrado. Em conjunto com uma operação intuitiva, efeitos de luz ajustados com precisão e um design interior acolhedor, isto proporciona aos passageiros uma sensação de bem-estar.
Leia também:
Um coro composto por colaboradores do Estúdio de Design do BMW Group dá voz – nas respetivas línguas nativas – aos momentos de alegria na condução, infundindo o som de boas-vindas com um sabor particularmente empático. Elementos cuidadosamente isolados destas gravações melhoram a composição geral do som de boas-vindas com um excelente efeito e proporcionam ao condutor momentos de alegria e calor humano.