A BYD atingiu a marca de 13 milhões de veículos de nova energia (NEV) produzidos, oito meses depois de alcançar os 10 milhões, e dá agora início à segunda fase da sua ofensiva estratégica, com o lançamento do Yangwang U7, um sedan elétrico luxuoso que simboliza a nova ambição da marca chinesa.
Neste artigo:
Veículo 13 milhões pertence a segmento de luxo
O veículo que representa este novo marco — o Yangwang U7 — é o primeiro sedan da sub-marca de prestígio criada pela BYD, com preço base a partir de 628.000 yuan (aproximadamente 87.500 euros) e motorizações 100% elétricas e híbridas plug-in.
A entrada em produção deste modelo representa o primeiro passo concreto da BYD no segmento de luxo, após uma década de domínio no mercado de massas com as gamas Qin, Han, Dolphin, Song e Seal.
Evolução rápida até à transição elétrica total
Fundada em 1995 com apenas 20 colaboradores, a BYD iniciou atividade na área das baterias, antes de se lançar na indústria automóvel em 2003 com a aquisição da Qinchuan. O primeiro grande marco foi atingido em maio de 2021, com a produção da 1.ª unidade NEV, tornando-se a primeira marca chinesa a alcançar tal feito. A BYD abandonou totalmente a produção de veículos a combustão em março de 2022, focando-se exclusivamente em modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV).
Desde então, os marcos sucederam-se: o 5.º milhão foi atingido em agosto de 2023 com o SUV Denza N7, e o 10.º milhão em novembro de 2024 com o sedan Denza Z9. Agora, com o 13.º milhão, a BYD entra numa nova era, focada em tecnologia de ponta, segmentação premium e internacionalização.
A BYD encerrou 2024 com um total de 968.872 trabalhadores, sendo atualmente o maior fabricante de veículos eletrificados da China em volume de vendas e produção acumulada.
Yangwang U7 simboliza novo capítulo para a BYD
O Yangwang U7, que marca este novo ciclo, é produzido pela divisão Yangwang, lançada oficialmente a 5 de janeiro de 2023 como sub-marca ultra-luxuosa da BYD, com veículos na faixa de preço próxima de 1 milhão de yuan (120.000 euros). Este sedan de quatro lugares posiciona-se como uma alternativa de topo com elevado nível de conforto, potência e autonomia, sendo oferecido em versão elétrica e PHEV.
As entregas começaram em junho de 2025, com 132 unidades vendidas nesse mês, de acordo com os dados do CnEVPost. A gama Yangwang inclui ainda os modelos U8 (SUV de luxo) e U9 (coupé desportivo), com vendas mensais mais reduzidas, mas crescimento consistente. Apesar de uma descida anual nas vendas totais da marca Yangwang, os números mostram uma subida mensal de 47,5%, que coincide com o aumento da produção do U7.
Não se sabe ainda se o Yangwuang U7 vai chegar à Europa, mas o esforço de internacionalização da BYD deixa antever que sim.
Foco no segmento premium e aposta em novas tecnologias
Com o lançamento da nova fase de expansão, a BYD confirma a intenção de entrar no segmento premium com uma linha dedicada, sem abandonar os volumes massificados que asseguraram o crescimento inicial. O objetivo é construir uma estrutura multimarcas que permita competir em todas as faixas do mercado — dos citadinos elétricos acessíveis ao segmento executivo e de luxo.
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Além dos avanços em eletrificação, a BYD tem investido em condução autónoma, com destaque para o sistema God’s Eye, disponível para estacionamento automatizado com responsabilidade técnica assumida integralmente pela marca em caso de falha. Estes sistemas serão progressivamente integrados na gama de modelos de luxo, a começar pelos Yangwang U7 e U8.