A BYD vai equipar 21 modelos, incluindo os mais baratos, com o sistema de condução inteligente da marca. O God’s Eye é disponibilizado gratuitamente.
Neste artigo:
“Melhor tecnologia disponível para todos”
Ao justificar a jogada da construtora chinesa, o presidente Wang Chanfu afirmou que “a melhor tecnologia deve estar disponível para todos”, tendo sublinhado que dentro de dois a três anos, as capacidades de condução inteligente de alto nível tornar-se-ão tão essenciais como hoje o são os cintos de segurança ou os airbags.
Whang Chanfu sublinhou que “o maior obstáculo para o uso generalizado da condução inteligente são os preços elevados, o que faz com que a maioria dos consumidores não tenha acesso a esses recursos”.
Seagull e Dolphin também com sistema de condução inteligente
No evento, o presidente da BYD anunciou que o God’s Eye ficará disponível até nos modelos mais baratos da marca, como o Seagull e o Dolphin, que se comercializa em Portugal.
Dos 21 modelos que vão passar a ter o sistema de condução inteligente da BYD como equipamento de série e sem custos adicionais para os compradores, 11 são 100% elétricos, incluindo todos os automóveis da série Ocean, como o Dolphin, o Seal e o Sealion 7 que estão no mercado português.
A decisão de incluir o sistema de condução inteligente como equipamento de série dos BYD surge “num movimento abrangente após uma transição para a eletrificação bem-sucedida”.
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God’s Eye com 3 níveis
Para que o God’s Eye possa garantir uma condução totalmente autónoma sem intervenção do condutor – o que já é possível, mas só será disponibilizado depois de devidamente credenciado pelas autoridades rodoviárias dos diferentes países, a BYD recorre aos radares LiDAR.
Como este tipo de equipamento é dispendioso e não está presente em todos os modelos da marca, nomeadamente nos mais económicos, a BYD decidiu dividir a condução inteligente em 3 níveis.
O God’s Eye C (com sistema DiPilot 100) equipa os modelos mais baratos e é composto por 12 câmaras, 12 sensores ultrassónicos e cinco radares de ondas milimétricas, utilizando tanto o hardware do computador de bordo do automóvel como a computação em nuvem. Irá permitir, pelo menos, a condução autónoma em autoestrada.
Estas 12 câmaras são compostas por 3 câmaras frontais, 5 câmaras panorâmicas e 4 câmaras surround. Cinco radares de ondas milimétricas proporcionam uma perceção de 360 graus sem ângulo morto, o radar frontal tem uma distância de deteção de 300 metros. A precisão dos 12 sensores de radar ultrassónicos é de 1 cm e a precisão de estacionamento é de 2 cm.
A condução inteligente de nível B (Sistema DiPilot 300 com uma capacidade de computação de 300 TOPS) está disponível nos BYD mais caros, como o Seal e o Sealion 7 e incluirá uma matriz LiDAR juntamente com um computador interno mais potente.
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Finalmente, o God’s Eye A (Sistema DiPilot 600 com o poder de computação de 600 TOPS) é reservado apenas para os BYD mais caros e para os automóveis das marcas de luxo da construtora. O mais avançado dos sistemas de condução inteligente da construtora chinesa atualizará o hardware para incluir três LiDAR e um processador interno duas vezes mais potente do que o do conjunto de nível B.