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Xpeng G7 faz travagem autónoma de emergência a 135 km/h com sucesso

O novo SUV elétrico Xpeng G7 completou com êxito um teste de travagem autónoma de emergência (AEB) a uma velocidade de 135 km/h.

Travagem autónoma bem sucedida

O ensaio, realizado em ambiente controlado, demonstra a capacidade tecnológica da marca e a eficácia do seu sistema de assistência à condução em cenários exigentes.

Xpeng G7
O Xpeng G7 é o primeiro automóvel equipado com o chip Turing AI @Xpeng

O teste consistiu na deteção de um obstáculo estático e na travagem autónoma para evitar a colisão.

Teste impressiona pela precisão

O Xpeng G7 detetou o veículo parado à sua frente e conseguiu imobilizar-se completamente sem colisão, mesmo a uma velocidade superior ao limite de 120 km/h também existente na China.

O teste foi filmado e o que o vídeo mostra é a precisão do sistema de travagem autónoma. Quando identifica o obstáculo, o automóvel circula a uma velocidade de 135 quilómetros/hora. O Xpeng G7 inicia a travagem autónoma e consegue imobilizar-se a centímetros do obstáculo.

A marca confirmou ainda que o SUV foi submetido a ensaios noturnos a 120 km/h e em ambientes com visibilidade reduzida, como túneis, onde também conseguiu reagir adequadamente a peões e veículos estáticos.

Potência computacional e sensores avançados

Equipado com três chips Turing AI desenvolvidos internamente, o sistema de assistência do Xpeng G7 oferece uma capacidade de processamento de 2.200 TOPS (trilhões de operações por segundo), o que supera plataformas como o Nvidia AGX Thor e o chip AI4 da Tesla. Este desempenho é potenciado por um conjunto de onze câmaras e três radares de ondas milimétricas, que formam o núcleo do seu sistema de perceção avançada.

chip Turing AI
O Xpeng G7 é o primeiro modelo equipado com o chip revelado em novembro do ano passado @DR

Segundo a marca, cada chip Turing AI oferece cerca de 733 TOPS, o que permite ao Xpeng G7 processar informação em tempo real com elevada redundância e precisão — um fator essencial para garantir a fiabilidade de sistemas como o AEB.

Antes do Turing AI, condução autónoma da Xpeng era só “boa”

Recentemente, o Euro NCAP considerou o sistema de condução assistida da Xpeng como sendo “bom”. O automóvel analisado, o Xpeng G9, ficou atrás de automóveis como o Kia EV3, o Porsche Macan, o Renault 5 E-Tech e o Toyota bZ4X, que receberam a classificação “muito bom”.

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O sistema de travagem autónoma imobilizou o Xpeng G7 a centímetros do obstáculo @Youtube Xpeng

O Xpeng G9 testado pelo Euro NCAP não está equipado com os chips Turing AI. O Xpeng G7 é o primeiro modelo equipado com o chip desenvolvido internamente pela marca, que foi apresentado em novembro do ano passado.

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SUV elétrico com autonomia até 702 km

Disponível para pré-encomenda na China desde 11 de junho, o Xpeng G7 acumulou 10.000 reservas nos primeiros 46 minutos após o lançamento oficial. Com um preço base de 235.800 yuan (cerca de 28.500 euros), o modelo aposta numa combinação de design, autonomia e tecnologia avançada.

Xpeng G7
Lançado agora na China, o Xpeng G7 é um automóvel para o mercado internacional @Xpeng

O G7 está disponível com duas baterias LFP fornecidas pela CALB, com capacidades de 68,5 kWh e 80,8 kWh, que proporcionam autonomias de 602 a 702 km (ciclo CLTC, mais generoso do que o padrão europeu WLTP), consoante as jantes escolhidas (18″ ou 20″). A motorização é traseira, com 218 kW (292 cv) de potência.

No interior, o destaque vai para o ecrã tátil central flutuante de 15,6” e o head-up display de realidade aumentada de 87” desenvolvido pela Huawei, que substitui o habitual painel de instrumentos.

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