Os carros elétricos foram os mais vendidos em Portugal durante o mês de outubro, suplantando os modelos a gasolina. Os automóveis 100% elétricos (BEV) representam 26,1% do total das vendas de ligeiros.
Neste artigo:
Registados 4.618 carros elétricos
Os números de outubro da Associação Automóvel de Portugal – ACAP revelam que os BEV foram os automóveis mais vendidos em outubro, suplantando todos os outros tipos de motorizações.

Concretamente, em outubro foram registados 4 618 carros elétricos ligeiros de passageiros, um número que é 32,5% superior ao alcançado no mesmo mês do ano passado.
Alteração dos padrões de compra
Esta pode ser já considerada uma tendência, uma vez que outubro não é o primeiro mês em que tal acontece, e representa uma alteração dos padrões de compra em Portugal.
Nos primeiros meses do ano, a venda de carros elétricos era suplantada pelo número de veículos a gasolina e híbridos plug-in. Mas essa realidade tem vindo paulatinamente a ser alterada desde o verão.

Este facto é tanto mais de salientar, quanto não existem apoios à compra de BEV atualmente ativos, para além dos benefícios fiscais em vigor.
Ultrapassam todas as outras motorizações
Atualmente, os carros elétricos são os automóveis mais vendidos em Portugal. Em outubro, foram matriculados 4 899 veículos ligeiros 100% elétricos, o que corresponde a 26,1 % do total das vendas de ligeiros, tanto de passageiros como comerciais.

Os comerciais ligeiros fizeram com que o tipo de motorização que mais se aproximasse fosse a dos motores a gasóleo, e mesmo assim a diferença é grande, com 3 324 unidades vendidas, o que corresponde a 17,7%.
Os veículos elétricos (BEV) tiveram um crescimento de 32,5 por cento, 55,2 por cento e 52,6 por cento, para Ligeiros de Passageiros, Ligeiros de Mercadorias e Pesados, respetivamente.
Aumento de 32,5%
Em nota de imprensa, a ACAP sublinha o grande crescimento dos carros elétricos em Portugal. “Especificamente – diz a ACAP em nota de imprensa – observando os veículos elétricos no décimo mês de 2025, registou-se um aumento de 32,5 por cento em comparação com o mesmo mês de 2024, tendo sido matriculados 4.618 ligeiros de passageiros novos”.
“Nos dez meses de 2025 verificou-se um aumento de 27,0 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior, dos veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculados 41.325 unidades”, revela ainda a ACAP.
Tesla fora do top 10
Quanto às marcas que mais carros elétricos venderam, o destaque pela negativa vai para a Tesla, que pela primeira vez sai do top 10, tendo matriculado apenas 144 unidades, depois de um mês de setembro em que foi responsável pela venda de 1 em cada 4 carros elétricos.
Assim, e sem surpresas, a BYD foi a marca que mais carros elétricos colocou, com um total de 459 unidades, logo seguida pela BMW, que matriculou 403 automóveis 100% elétricos.
Subscreva a Newsletter
O top 5 é completado pela Peugeot, com 320 unidades matriculadas, e pela Mercedes-Benz, com 316 carros elétricos vendidos.
 


