O Dongfeng Box obteve apenas três estrelas nos testes de segurança Euro NCAP. O modelo revelou fragilidade de soldaduras que põem em causa a célula de sobrevivência.
Neste artigo:
Dongfeng Box falha na proteção de ocupantes
A EuroNCAP anunciou que o hatch 100 % elétrico da chinesa Dongfeng Motor Corporation falhou nos testes de segurança. O Dongfeng Box teve apenas 69% na categoria de “proteção de ocupantes adultos”.

Em nota de imprensa, a organização revela que “durante o teste de impacto frontal com sobreposição parcial, projetado para simular uma colisão veículo-contra-veículo, verificou-se a falha de múltiplas soldaduras pontuais da estrutura da carroçaria”.
Esta falha nas soldaduras fragiliza a integridade da célula de sobrevivência e reduz a proteção dos ocupantes.
No ensaio com barreira progressiva móvel, onde dois veículos colidem frontalmente a 50 km/h com 50% de sobreposição, o Dongfeng Box obteve apenas 69% na categoria “Protecção de Ocupantes Adultos”.
Outros problemas reportados
Mas este não foi o único problema detetado durante os testes. O EuroNCAP detetou ainda que a insuficiente pressão do airbag do volante permitiu que a cabeça do condutor impactasse com a coluna de direção, e que partes do tablier representam risco para as pernas dos ocupantes dianteiros.
O mecanismo automático de travamento das portas falhou em desbloquear após o impacto e o veículo não apresenta medidas de controlo para impactos entre ocupantes no banco dianteiro, em casos de colisão lateral.
Modelo “não se equipara” aos outros
“O Dongfeng BOX não se equipara ao desempenho de segurança de outros veículos elétricos de pequena dimensão testados pelo Euro NCAP. Outros veículos elétricos acessíveis, como o BYD DOLPHIN SURF, o Firefly, o MINI Cooper e, o Lynk & Co 02 e os Renault 4 e 5, alcançaram quatro ou cinco estrelas, destacando a lacuna de segurança do BOX da Dongfeng”, sublinha o diretor do Programa Euro NCAP.
Subscreva a Newsletter
“Houve a preocupação de que as soldaduras por pontos tenham sido comprometidas durante os nossos testes e pudessem ser ainda mais comprometidas em acidentes a alta velocidade. Tal falha deve ser corrigida para se equiparar aos veículos concorrentes numa parte do mercado de veículos elétricos em rápido crescimento”, salienta Aled Williams.




