A chinesa NIO chega a Portugal no último trimestre de 2025 com três modelos. Além dos automóveis da NIO, chegará também o Firefly.
Neste artigo:
NIO junta-se à GAC e Foton no Grupo JAP
O Grupo JAP foi escolhido como parceiro exclusivo da NIO para o lançamento da marca em Portugal, marcando um novo capítulo na expansão europeia da empresa global de veículos elétricos inteligentes.
Com a chegada da NIO, o Grupo JAP aumenta o seu portfólio de marcas chinesas das quais é parceiro exclusivo em Portugal. A NIO junta-se assim à Foton Portugal e à GAC Portugal, reforçando o posicionamento do grupo como um parceiro estratégico de referência para fabricantes globais no setor da mobilidade elétrica e sustentável.
Expansão da marca na Europa
A expansão da NIO em Portugal insere-se num movimento mais amplo da empresa, que inclui também a Grécia, o Chipre e a Bulgária, bem como o início da distribuição na Dinamarca. A escolha de distribuidores locais experientes, como o Grupo JAP, representa uma nova fase na estratégia europeia da NIO e reforça o compromisso com uma mobilidade sustentável, digital e centrada no utilizador.
“A NIO representa o futuro da mobilidade premium e estamos orgulhosos por liderar a sua entrada em Portugal. Combinando inovação tecnológica, design e uma experiência digital única, esta parceria reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a liderança na nova era da mobilidade elétrica”, afirma Jan Oehmicke, Administrador do Grupo JAP.
Troca de baterias em análise
A NIO vai disponibilizar em Portugal uma gama de três modelos 100% elétricos, concebidos para responder às exigências da mobilidade moderna com elevados padrões de desempenho, segurança e autonomia.
A marca destaca-se ainda por soluções inovadoras como as estações de troca de baterias, que permitem substituir uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em menos de três minutos. Esta solução inovadora encontra-se sobre análise, podendo ser introduzida aos clientes portugueses no futuro.
Duas marcas, um objetivo
Ao lado da NIO, chega também a Firefly – marca urbana, compacta e disruptiva, pensada para os desafios da mobilidade nas cidades. Dirigida a uma nova geração de condutores digitais, a Firefly será parte essencial da oferta nacional, com início de comercialização previsto também para o final de 2025.
O BYD Summer Sales chega com descontos e oportunidades
“A Europa é um pilar fundamental da nossa estratégia global, com um forte potencial para uma mobilidade inteligente e centrada no utilizador. Trabalhar com redes de distribuição consolidadas e parceiros com profundo conhecimento local permite-nos crescer de forma sustentável e levar os nossos produtos a novos mercados com maior eficiência”, afirma Thijs Meijling, Diretor da NIO Europa, sobre a entrada no mercado em parceria com o Grupo JAP.
Estabelecer “novos padrões”
“A nossa expansão segue um princípio claro: focamo-nos em mercados onde o nosso cenário integrado de serviços e produtos pode desenvolver todo o seu potencial e entregar valor tangível aos utilizadores. Com um modelo de negócio escalável impulsionado pela inovação digital e um portefólio multimarca que serve os segmentos premium e urbano, estamos a estabelecer novos padrões para o que a mobilidade inteligente pode ser na Europa – inteligente, flexível e construída de acordo com as necessidades dos utilizadores”, diz ainda.
A NIO afirma-se no mercado como uma marca de referência no segmento premium, direcionada para um público exigente que valoriza a inovação, a exclusividade e o detalhe. Cada modelo NIO oferece uma experiência sofisticada de mobilidade, concebida para antecipar o futuro e responder às expectativas de quem procura o extraordinário.
Modelos disponíveis para Portugal
Em Portugal, a marca chinesa vai comercializar três modelos a partir do último trimestre de 2025.
São eles o EL6, um SUV compacto, moderno e versátil, com tecnologia avançada e grande autonomia; o ET5, uma berlina desportiva e elegante, combinando performance com design moderno; e o ET5 Touring, a variante carrinha do ET5, com desempenho desportivo, aliando espaço e versatilidade.
Subscreva a Newsletter
A Firefly vai trazer o seu modelo único, o Firefly EV, um automóvel citadino destinado a um público jovem e que foi lançado em abril na China.