O Full Self-Driving da Tesla atirou um Cybertruck contra um poste com violência. O veículo ficou em muito mau estado, mas o condutor culpa-se a si próprio.
Neste artigo:
Sistema não reconheceu fim da faixa
O sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla está cada vez mais perto de não precisar da atenção do condutor. Mas ainda não está lá. Que o diga Jonathan Challinger, um norte-americano que viu a sua pick-up elétrica destruída quando estava a ser comandada pelo FSD, de noite e com chuva.
Challinger conta, num poste na rede social X, que ia numa via de aceleração quando o sistema não reconheceu que a faixa acabava e atirou a Cybertruck contra o poste. Mas o engenheiro informático culpa-se a si próprio pelo que aconteceu.
Condutor não reagiu a tempo
Jonathan Challinger afirma que se deslocava na via da direita com o FSD ligado e que quando se apercebeu da iminência do acidente, não conseguiu reagir a tempo e assumir o controlo da sua Cybertruck.
O final da faixa de aceleração estava bem assinalado com setas no asfalto e, diz o condutor, “não circulava ninguém à minha esquerda”. Challinger teve azar com a estranha localização do poste, mas contente com a segurança passiva da Cybertruck, que o manteve ileso apesar da violência do embate.
Cybertruck com última versão da condução automática
“O Cybertruck não conseguiu sair da faixa de rodagem que estava a terminar (não havia ninguém à minha esquerda) e não fez qualquer tentativa de abrandar ou virar até já ter atingido a berma”, afirma o condutor.
Subscreva a Newsletter
De acordo com o proprietário do Cybertruck, o veículo está equipado com o FSD v13.2.4, a última atualização do sistema.
“Grande falha da minha parte”
Este poderá ser o primeiro acidente com a última versão do Full Self-Driving da Tesla, que Elon Musk considerou “alucinante” e um passo importante para alcançar a “condução autónoma não supervisionada” até ao final do ano.
Challinger diz que partilhou a história como um “anúncio de serviço público” para dizer às pessoas que devem manter-se atentas quando utilizam o sistema Full Self-Driving da Tesla.
Leia também:
“Grande falha da minha parte, obviamente. Não cometam o mesmo erro que eu. Prestem atenção. Pode acontecer. Sigo a Tesla e o FSD de perto e não tinha ouvido falar de nenhum acidente no V13 antes de isto acontecer. É fácil ficar complacente agora – não o faça”.