A edição 2025 do ECAR Show marcou este como o ano em que há, finalmente, muitos automóveis elétricos (EV) por onde escolher com preços abaixo dos 30 mil euros, desde citadinos de 4 lugares até SUVs familiares.
Neste artigo:
4 novidades no ECAR Show nos 20.000 euros
A EVMAG esteve no ECAR Show 2025 e, pela primeira vez num certame deste tipo, foi possível vermos não um, mas vários veículos elétricos com preços acessíveis. E, por acessíveis, falamos de citadinos de 4 lugares por 20 mil euros ou pouco mais.
Sem querermos passar em revista tudo o que foi possível ver no ECAR Show, vamos salientar as quatro novidades que nos pareceram mais interessantes para quem procura um EV e não quer gastar muito mais do que 20.000 euros.
Utilitários interessantes
Além destes modelos, o ECAR show ainda foi marcado por alguns utilitários e pequenos familiares de 5 lugares com preços interessantes, entre eles o Dongfeng Box, o Fiat Grande Panda, o Opel Frontera, o Citroën ë-C3 Aircross e o MGS5 – este último com preço de campanha de 29.900€ até ao final de junho.
A verdade é que nenhum destes veículos estava disponível há um ano, o que demonstra bem a vitalidade do mercado dos veículos elétricos que, finalmente, se expande para as gamas de entrada.
Nos exemplos abaixo, quando existem baterias de diferente capacidade, o preço e autonomia indicados referem-se à bateria menor.
Leapmotor T03
19.000€
Bateria de 37,3 kWh
Autonomia WLTP circuito combinado: 295 km
O pequeno citadino de origem chinesa, mas produzido na Polónia numa fábrica que é maioritariamente (51%) detida pela Stellantis, era o mais barato automóvel (porque os Aixam, também presentes, são quadriciclos e não “carros a sério”) presente no Pavilhão 1 da FIL.
Ao contrário de praticamente todos os modelos de todas as marcas, a abordagem do Leapmotor T03 é de oferecer o máximo possível apenas numa versão, cuja única opção disponível é a pintura metalizada (só o branco não é pago).
E esse máximo possível inclui um habitáculo relativamente espaçoso, criado apenas a pensar em 4 pessoas, iluminado por um grande teto panorâmico de vidro que, apesar de não poder ser aberto, pode ser fechado com uma persiana integrada (há marcas, que não vamos nomear, que podiam levar daqui umas ideias…).
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O espaço para os (dois) passageiros é perfeitamente usável e a bagageira também é aceitável para um carro tão pequeno.
O que gostámos mais: Preço, “versão única”, autonomia
O que gostámos menos: Estética exterior, carregamento AC máximo de 6,6 kW
BYD Dolphin Surf
20.500€
Bateria de 30 kWh
Autonomia WLTP circuito combinado: 220 km
Uma das grandes novidades no ECAR Show, cuja apresentação nacional tinha sido feita dias antes. Este é outro pequeno citadino de origem chinesa, até agora conhecido como Seagull nos mercados asiáticos e Dolphin Mini no Brasil.
Ao contrário do Leapmotor T03, o BYD Dolphin Surf surge no mercado em três versões diferentes e com duas capacidades de bateria.
Infelizmente, o preço de 20.500 é para o carro equipado com uma bateria de 30 kW e apenas 220 km de autonomia; a versão mais apetecível, com bateria e autonomia maiores, custa 25.000€, com a versão de topo a ultrapassar os 29.000€ – o que entra em território de uma concorrência potencialmente mais interessante.
Não conduzimos ainda o BYD Dolphin Surf, mas gostámos muito da qualidade de construção aparente, das estética e dos acabamos interiores.
O espaço é surpreendentemente generoso para os passageiros e a bagageira é igualmente razoável. Para quem só queira um carro “para dar umas voltas pela cidade”, a versão de entrada é mais do que suficiente. Contudo, antes de alguém pensar em gastar quase 30 mil euros na versão mais equipada, o melhor será ver o que mais pode comprar pelo mesmo preço.
O que gostámos mais: Estética, qualidade de construção, carregamento AC de 11 kW em todas as versões
O que gostámos menos: Preço, autonomia da versão base.
Hyundai Inster
26.700€
Bateria de 42 kWh
Autonomia WLTP circuito combinado: 330 km
O Hyundai Inster foi outro dos carros que motivou grande interesse por parte dos visitantes do ECAR Show deste ano. O pequeno citadino da Hyundai é surpreendente nas soluções que apresenta para otimização do espaço interior e consegue oferecer uma relação entre o tamanho exterior e interior efetivamente incrível.
Disponível com duas baterias de capacidade não muito diferente (42 e 49 kWh), a versão base já é bastante interessante, em termos de autonomia urbana.
A par do BYD Dolphin Surf, o Inster é o que achámos “mais carro”. Mas, tal como no seu concorrente chinês, há um preço a pagar. E este foi um daqueles casos em que notámos o desapontamento de muitas pessoas ao verificarem de perto o grande autocolante no para-brisas com o preço de 19.250€… para descobrirem que é preciso acrescentar o IVA.