O Citroën ë-C3 100% elétrico já está disponível no mercado português para encomenda, com a versão de entrada a partir de 23.300 euros. A marca francesa afirma que chegou o momento de “tornar a mobilidade elétrica acessível a todos.”
Neste artigo:
Versão com menos autonomia e mais barata em 2025
O novo ë-C3 tem uma autonomia de até 320 quilómetros e surge com apenas duas versões bem equipadas, a You e Max. Podendo ser encomendado desde já, chegará a Portugal em setembro.
Em 2025, a marca irá colocar no mercado uma versão com apenas 200 quilómetros de autonomia por 19.900 euros.
Um citadino que se adapta à estrada
O motor elétrico de 83 kW/113 CV oferece potência e binário adequados para o uso diário e viagens mais longas, enquanto a bateria LFP de 44 kWh assegura uma autonomia de até 320 km pelo padrão WLTP.
O carregamento rápido permite passar de 20 a 80% da capacidade em somente 26 minutos em estações DC de 100 kW.
Com a navegação conectada através do novo aplicativo ë-ROUTES, especialmente desenvolvida para a marca, é possível otimizar os tempos de viagem e contar com uma rede de carregamento extensa e confiável.
O veículo mais vendido da Citroën
A Citroën pretende redefinir as normas dos automóveis europeus do segmento B com a quarta geração do modelo C3. O ë-C3, totalmente elétrico, destaca-se pelo conforto superior na sua classe, uma experiência de condução elétrica simplificada, um nível de equipamento avançado e uma relação qualidade-preço notável para um produto fabricado na Europa.
O ë-C3, 100% elétrico, lidera a quarta geração do veículo mais vendido da Citroën, acumulando mais de 5,6 milhões de unidades vendidas desde o lançamento da primeira geração em 2002. O C3 continua a ser o modelo mais vendido da marca, representando 29% das vendas totais da Citroën na Europa e cerca de 11% do mercado europeu do segmento B nos últimos anos.
ë-C3 inaugura novo capítulo da marca
Com o novo ë-C3, a Citroën inicia um novo capítulo. A marca reinventa-se para enfrentar os desafios de tornar a mobilidade elétrica acessível, com o primeiro hatchback do segmento B completamente elétrico, projetado e produzido na Europa, destinado a clientes que procuram os benefícios de uma mobilidade sem emissões a um custo acessível.
Thierry Koskas, CEO da Citroën, explica: “oferecer veículos acessíveis sempre foi uma parte importante do ADN da Citroën. No entanto, as expetativas dos clientes em relação aos veículos do segmento B mudaram, designadamente com o aumento da popularidade dos SUV e o desejo crescente de conduzir veículos elétricos dentro e fora das nossas cidades”.
“Tornou-se mais difícil para os construtores europeus satisfazerem essas expetativas. De uma forma única, a Citroën atreve-se a fazer exatamente isso com o novo ë-C3 totalmente elétrico para os compradores europeus: um novo, elegante e confortável modelo do segmento B totalmente equipado, especificamente concebido e fabricado na Europa, e extremamente acessível, com preços a partir dos 23.300 Euros,” remata.
Suspensão com marca registada
Pela primeira vez na história do modelo C3, a Citroën incorpora de série em todas as versões do novo ë-C3 elétrico as suas inovadoras e exclusivas Suspensões Citroën Advanced Comfort.
Os Batentes Hidráulicos Progressivos proporcionam aos ocupantes uma experiência de conforto única na estrada, comparável a uma “viagem num tapete mágico”. Estes permitem aos engenheiros maior liberdade na afinação da suspensão do novo ë-C3, melhorando o conforto em superfícies irregulares. Cada conjunto mola-amortecedor utiliza dois batentes – um para compressão e outro para extensão – substituindo os batentes mecânicos tradicionais.
O sistema opera em duas etapas. Em compressões e extensões leves, a mola e o amortecedor gerem os movimentos verticais conjuntamente, sem a intervenção dos batentes hidráulicos. Em impactos mais intensos, a mola e o amortecedor colaboram com os batentes hidráulicos para reduzir progressivamente o movimento e suavizar os solavancos. Diferentemente dos batentes mecânicos, que absorvem e reemitem parcialmente a energia em forma de choque, os batentes hidráulicos absorvem e dissipam completamente essa energia.
“O conforto é uma parte fundamental do ADN da Citroën. É muito importante para nós porque é muito importante para os nossos clientes. É por isso que nos esforçámos ao máximo para fazer do novo ë-C3 o automóvel mais confortável do segmento B, com inovações da Citroën como as novas versões dos nossos bancos Citroën Advanced Comfort® e – pela primeira vez no C3 – as nossas suspensões Citroën Advanced Comfort®”, afirmou Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.
Um modelo mais alto
Com 1,57 metros de altura, sem contar com as barras de tejadilho, o novo ë-C3 destaca-se por ser mais alto que o modelo anterior, oferecendo uma altura ao solo ao estilo SUV. Isso facilita o acesso ao veículo e proporciona uma condução mais segura sobre obstáculos urbanos e suburbanos, como lombas e buracos. O ë-C3 100% elétrico tem uma altura ao solo de 163 mm, em contraste com os 135 mm do modelo anterior.
O design é totalmente novo e, mantendo a altura de 1,57 metros, oferece aos passageiros da frente um adicional de 30 mm de espaço acima das suas cabeças, além de uma posição de condução elevada que transmite uma sensação de maior controlo e segurança. A visibilidade aumentada para o exterior eleva o bem-estar a bordo.
O novo ë-C3 é mais espaçoso internamente em quase todas as dimensões, apesar de ser apenas 19 mm mais longo e 6 mm mais largo que o antecessor. O espaço para os cotovelos foi melhorado em 19 mm para os passageiros traseiros e em 21 mm para os da frente, superando a média do mercado, enquanto a distância para os joelhos no banco traseiro é líder na sua categoria, com pelo menos 20 mm acima da média.
Planear com a e-ROUTES
Equipado com um motor de 83 kW (113 CV) e transmissão automática que possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11 segundos e uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h, o novo ë-C3 apresenta potência e performance mais que adequadas para o trânsito diário, especialmente em zonas urbanas e suburbanas.
Além disso, os donos podem planear as suas viagens e monitorizar o estado de carregamento e o nível da bateria em tempo real, aproveitando uma experiência de navegação completa com a nova aplicação e-ROUTES.
Desenvolvida especificamente para os veículos elétricos da Citroën, como parte da assinatura do serviço conectado “Connect Plus” da marca, a App MyCitroën permite aos utilizadores do ë-C3 gerir os horários de carregamento, pré-aquecer ou pré-resfriar o carro, verificar o nível da bateria e localizar o veículo.
O automóvel fica automaticamente emparelhado com a App e-ROUTES assim que os proprietários inserem os seus detalhes na sua conta MyCitroën.
O C-Zen Lounge
Estabelecer novos padrões em design de interiores foi uma prioridade. O novo ë-C3 introduz o C-Zen Lounge, um interior inovador, amplo e bem equipado que, como esperado da Citroën, reinventa o painel de instrumentos tradicional e oferece níveis de conforto excepcionalmente altos.
Com o C-Zen Lounge, motoristas e passageiros desfrutam de uma visão clara e desobstruída, graças ao amplo para-brisa e ao painel horizontal que se estende por todo o veículo, flanqueado por saídas de ar verticais. O painel é dividido em dois níveis, com componentes técnicos na parte superior e uma seção convidativa com tecido “estilo Sofa Design” na parte inferior.
Painel de instrumentos eliminado
Uma inovação marcante é a eliminação do painel de instrumentos convencional. O novo ë-C3 100% elétrico estreia um inédito Citroën Head-Up Display que projeta as informações do veículo numa área brilhante e negra situada entre a parte superior do painel e a base do para-brisa. Esta solução ievita a repetição de informações, comum entre um sistema Head-Up Display e um painel de instrumentos, e permite que os condutores tenham acesso fácil a todas as informações vitais sem desviar o olhar da estrada.
O volante multifuncional, novo e compacto, é menor e mais manejável, com ajustes de alcance e inclinação, assegurando que o Citroën Head-up Display permaneça visível.
Um ecrã de infoentretenimento colorido de 10,25 polegadas ‘flutua’ no centro do painel, orientado para o condutor, enquanto o “My Citroën Play com Smartphone Station”, que inclui uma aplicação dedicada, vem como equipamento padrão na versão YOU, oferecendo aos proprietários a possibilidade de aceder a música, rádio, chamadas e navegação pelo seu dispositivo móvel.
Revestida a tecido e suavemente encurvada, a secção horizontal “Sofa Design style” foi concebida para conferir visual e um carácter caloroso ao habitáculo, ampliando as sensações de conforto e serenidade.
“Estamos muito orgulhosos com o interior espaçoso, em particular com o nosso novo tratamento do painel de instrumentos com justaposição entre a secção superior mais limpa e técnica e a secção inferior ‘Sofa Design style’ mais acolhedora. É raro, neste segmento, que a parte superior do painel de instrumentos tenha um aspeto tão despojado nos lados esquerdo e direito, o que conseguimos com a introdução do nosso novo C-Zen Lounge com o Head-Up Display Citroën.”, afirmou Boris Reinmöller, Diretor de Design de Projeto.
Cuidar da condução
O novo ë-C3 inclui um vasto conjunto das mais recentes tecnologias Citroën de assistência à condução, concebidas para cuidar de todos os ocupantes, sobretudo do condutor.
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O veículo dispõe do sistema de travagem ativa, que funciona entre os 5 e os 135 km/h, o alerta ativo de transposição involuntária de faixa e o alerta de atenção ao condutor, que avisa se o automóvel detetar uma trajetória inadequada.
O ë-C3 lê os sinais e reconhece os limites de velocidade e está equipado com o travão de estacionamento elétrico, acionado automaticamente quando o motor para, bem como com o Hill Start Assist, que mantém o veículo parado durante alguns segundos em inclinações superiores a 3% para evitar movimentos indesejados.
Quanto às luzes, os faróis de feixe inteligente utilizam a câmara montada no para-brisas para alternar automaticamente entre os feixes de cruzamento e os feixes principais quando os veículos em sentido contrário são detetados. O ë-C3 tem ainda sensores de estadionamento traseiros.
Um contraste deliberado
A quarta geração do Citroën ë-C3 na Europa foi totalmente reinventada, exibindo um design novo e audaz que reflete a recente linguagem estilística da Citroën.
Introduzida inicialmente no conceito Citroën Oli de 2022, a nova linguagem de design destaca um contraste deliberado entre linhas verticais e horizontais, resultando em um design tecnicamente refinado. A dianteira apresenta uma face elevada e vertical com um novo logotipo “chevron” oval de tamanho expressivo, centralizado com orgulho e ladeado por grelhas horizontais em preto brilhante, oferecendo uma interpretação técnica e atraente dos chevrons, inspirada em desenhos de arquitetura paramétrica.
Os faróis dianteiros e traseiros são elementos marcantes, com um design inovador que estreou no conceito Citroën Oli, caracterizando-se por uma assinatura luminosa única de três níveis, com uma lente vertical e duas horizontais.
O capô, curto, elevado e horizontal, possui superfícies esculpidas com precisão técnica, que jogam com a luz e formam um contraste com o perfil frontal mais vertical, conduzindo a um para-brisa ampliado e mais ereto, que aumenta o volume do veículo e intensifica a sensação de segurança.
“Acreditamos que o novo Citroën ë-C3 100% elétrico vem quebrar as regras do segmento B, uma vez que ouvimos os atributos que os clientes mais apreciam nos SUV e incorporámos os melhores benefícios dessas características no estilo mais alto e mais objetivo do automóvel”, sublinha Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën.
Aquele responsável explica que, “assim, embora mantenha uma pegada semelhante, em termos de comprimento e largura, à do seu antecessor, tornámo-lo 100 mm mais alto para uma maior sensação de robustez e presença na estrada, com as vantagens adicionais de uma maior distância ao solo e uma posição de condução mais elevada, para que os condutores e passageiros se sintam mais confortáveis a passar por cima de buracos, passeios e outros obstáculos nas ruas das cidades”
A plataforma Smart Car
Pela primeira vez na Europa, a Citroën construiu o novo ë-C3 em torno de uma plataforma concebida para acomodar um grupo motopropulsor 100% elétrico. A base do automóvel é uma versão da altamente flexível plataforma global ‘Smart Car’ da Stellantis, tendo permitido à Citroën tornar o novo ë-C3 acessível aos clientes, com preços a partir dos 23.300 euros.
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“A nossa plataforma global Smart Car é extremamente eficiente e já estamos a tirar partido das suas capacidades fora da Europa através de novos modelos Citroën, específicos para cada região, em mercados como a Índia e a América do Sul”, afirmou Laurence Hansen, Diretora de Estratégia e Produto da Citroën.
“Foi o ponto de partida ideal para a nova gama europeia do novo ë-C3 e, apesar de ter sido concebida desde o início com capacidade totalmente elétrica, é suficientemente flexível para acolher grupos mecânicos de combustão interna, bem como para sustentar veículos de diferentes dimensões, incluindo SUV”, garantiu,
Simplificar o processo de compra
Tornar a experiência de aquisição mais fácil para os clientes foi uma prioridade fundamental. Em muitos mercados europeus, o novo Citroën ë-C3 é proposto, na versão de entrada You, a partir dos 23.300 Euros.
“Comprar um automóvel novo pode ser um desafio quando se trata de compreender as propostas de versões e opções que os clientes podem escolher e pelas quais têm de pagar. Na Citroën queremos tornar todo o processo mais simples para os clientes, com uma abordagem de “gama inteligente” aos níveis de série, bem como uma maior transparência nos preços”, afirmou Federico Goyret, Diretor de Marketing da Citroën.
ë-C3 tem apenas duas versões
O novo ë-C3 100% elétrico está disponível numa gama simplificada de apenas duas versões bem equipadas: You e Max.
A versão de entrada You conta com um elevado nível de equipamento de série, incluindo faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência).
Traz ainda o novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infoentretenimento, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.
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O topo de gama Max, disponível por 27.800 euros, acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone,
Também de série no Max são os bancos Citroën Advanced Comfort, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.
O novo ë-C3 é proposto numa seleção de cinco cores: Branco Polar, Azul Montecarlo, Vermelho Elixir, Cinzento Mercury e Preto Perla Nera. O tejadilho contrastante de dois tons, assinatura da Citroën, será oferecido aos clientes como equipamento de série, em preto ou branco na versão Max, fazendo-se a separação no pilar C, seguindo uma linha vincada pressionada na chapa do pilar.