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Calculadora da IEA comprova que ciclo de vida de carros elétricos é menos poluente

A recém-lançada calculadora da IEA (Agência Internacional de Energia) comprova que os automóveis 100% elétricos têm uma pegada ecológica bastante menor dos que os veículos a motor de combustão.

Calculadora da IEA oferece estimativa precisa

A ferramenta permite que os utilizadores investiguem as emissões de gases de efeito estufa de automóveis de passageiros com diferentes tipos de propulsão – elétricos a bateria, convencionais e híbridos plug-in.

Esta calculadora da IEA avalia o ciclo de vida completo dos veículos, desde a obtenção de matérias-primas e extração mineral até à produção e utilização final, fornecendo uma estimativa precisa das emissões diretas e indiretas de vários modelos de automóveis.

Redução significativa das emissões

A análise da IEA indica que, mantendo-se as políticas atuais, cerca de um em cada seis carros nas estradas será elétrico até 2030, resultando numa redução significativa das emissões de gases de efeito estufa.

Se os compromissos energéticos e climáticos anunciados pelos países forem integralmente cumpridos e dentro dos prazos, a proporção de veículos elétricos poderá ser ainda maior.

Como funciona a calculadora

A nova calculadora da IEA está disponível online e permite que os utilizadores escolham variáveis como o tamanho do veículo, o tipo de motorização, a economia média de combustível e a expectativa de vida útil para diferentes regiões e países, e depois examinem o impacto dessas variáveis nas emissões ao longo da vida do veículo.

calculadora da IEA
A calculadora da IEA permite definir o tipo de percursos @FreePick

Os utilizadores também podem considerar outros fatores, como o uso típico de um morador urbano ou de um motorista ocasional, para avaliar o efeito de diferentes perfis de condução nas emissões do ciclo de vida de um carro. A ferramenta destaca os diversos fatores que influenciam o perfil de emissões dos diferentes tipos de veículos, oferecendo informações valiosas para políticos e consumidores.

Uma experiência elucidativa

A calculadora da IEA é muito fácil de utilizar. A experiência do EV Mag com o novo instrumento disponibilizado pela Agência Internacional de Energia foi muito positiva.

A calculadora não trabalha com base em modelos concretos, mas por tipos de automóveis. Com ela é possível “construir” um caso muito concreto, sendo possível alterar o tipo de automóvel, a quantidade de quilómetros diários, o tipo de viagens (urbanas ou de longa distância, por exemplo) e o consumo, entre outros fatores.

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É com o conjunto dos dados que vamos colocando que a calculadora da EIA nos diz a diferença das emissões de gases para a atmosfera.

Pela nossa experiência a manusear a calculadora da IEA, mesmo puxando pelo consumo kWh e diminuindo ao limite o consumo de combustível, os veículos 100% elétricos são sempre menos poluentes ao longo do seu ciclo de vida do que aqueles que utilizam motores a combustão.

Um caso concreto

Em concreto, quisemos saber qual seria o ciclo de vida de um SUV que fizesse um percurso citadino de 33 quilómetros diariamente durante 15 anos.

A comparação do ciclo de vida é feita entre um SUV a diesel de 7 litros aos 100, um híbrido plug-in que faça 30% dos quilómetros em modo elétrico e um 100% elétrico que consuma 18,3 kWh/100 km.

O resultado é este:

ciclo de vida
O gráfico resultante dos parâmetros mencionados é elucidativo @IEA

Uma ferramenta para particulares e decisores

A calculadora da IEA também permite aos utilizadores definir e ajustar pressupostos sobre o fornecimento de energia. Estes incluem a intensidade das emissões da produção de eletricidade ou, no caso dos veículos convencionais e híbridos plug-in, o nível de mistura de biocombustíveis nos combustíveis fósseis, bem como as emissões associadas, tanto hoje como em cenários futuros.

Isto permite aos utilizadores visualizar os efeitos nas futuras emissões de um automóvel dos progressos na descarbonização dos sectores relevantes – incluindo num cenário baseado nas definições políticas actuais e num cenário em que o mundo está no bom caminho para atingir emissões líquidas nulas até 2050.

Calculadora tem em conta extração de minerais

A avaliação do ciclo de vida pode proporcionar uma visão global das emissões de um produto, processo ou serviço ao longo do seu ciclo de vida. “No caso dos veículos eléctricos, a avaliação do ciclo de vida tem em conta as emissões provenientes da extração de minerais essenciais para as baterias, bem como a mistura de produção de eletricidade utilizada para alimentar o veículo.

emissões extração
As emissões resultantes da extração dos metais das baterias também é tida em conta @FreePick

“No caso dos veículos eléctricos, a avaliação do ciclo de vida tem em conta as emissões provenientes da extração de minerais essenciais para as baterias, bem como a mistura de produção de eletricidade utilizada para alimentar o veículo”, diz a IEA.

A Calculadora de Avaliação do Ciclo de Vida dos VE foi desenvolvida no âmbito do Programa Global do Fundo para o Ambiente Mundial (GEF) para apoiar os países na mudança para a mobilidade eléctrica. A calculadora complementa a ferramenta Total Costs of Ownership da AIE, lançada em dezembro de 2022, e o Global EV Outlook 2024, lançado em abril, bem como o Global EV Data Explorer e o Global EV Policy Explorer.

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