A recém-lançada calculadora da IEA (Agência Internacional de Energia) comprova que os automóveis 100% elétricos têm uma pegada ecológica bastante menor dos que os veículos a motor de combustão.
Neste artigo:
Calculadora da IEA oferece estimativa precisa
A ferramenta permite que os utilizadores investiguem as emissões de gases de efeito estufa de automóveis de passageiros com diferentes tipos de propulsão – elétricos a bateria, convencionais e híbridos plug-in.
Esta calculadora da IEA avalia o ciclo de vida completo dos veículos, desde a obtenção de matérias-primas e extração mineral até à produção e utilização final, fornecendo uma estimativa precisa das emissões diretas e indiretas de vários modelos de automóveis.
Redução significativa das emissões
A análise da IEA indica que, mantendo-se as políticas atuais, cerca de um em cada seis carros nas estradas será elétrico até 2030, resultando numa redução significativa das emissões de gases de efeito estufa.
Se os compromissos energéticos e climáticos anunciados pelos países forem integralmente cumpridos e dentro dos prazos, a proporção de veículos elétricos poderá ser ainda maior.
Como funciona a calculadora
A nova calculadora da IEA está disponível online e permite que os utilizadores escolham variáveis como o tamanho do veículo, o tipo de motorização, a economia média de combustível e a expectativa de vida útil para diferentes regiões e países, e depois examinem o impacto dessas variáveis nas emissões ao longo da vida do veículo.
Os utilizadores também podem considerar outros fatores, como o uso típico de um morador urbano ou de um motorista ocasional, para avaliar o efeito de diferentes perfis de condução nas emissões do ciclo de vida de um carro. A ferramenta destaca os diversos fatores que influenciam o perfil de emissões dos diferentes tipos de veículos, oferecendo informações valiosas para políticos e consumidores.
Uma experiência elucidativa
A calculadora da IEA é muito fácil de utilizar. A experiência do EV Mag com o novo instrumento disponibilizado pela Agência Internacional de Energia foi muito positiva.
A calculadora não trabalha com base em modelos concretos, mas por tipos de automóveis. Com ela é possível “construir” um caso muito concreto, sendo possível alterar o tipo de automóvel, a quantidade de quilómetros diários, o tipo de viagens (urbanas ou de longa distância, por exemplo) e o consumo, entre outros fatores.
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É com o conjunto dos dados que vamos colocando que a calculadora da EIA nos diz a diferença das emissões de gases para a atmosfera.
Pela nossa experiência a manusear a calculadora da IEA, mesmo puxando pelo consumo kWh e diminuindo ao limite o consumo de combustível, os veículos 100% elétricos são sempre menos poluentes ao longo do seu ciclo de vida do que aqueles que utilizam motores a combustão.
Um caso concreto
Em concreto, quisemos saber qual seria o ciclo de vida de um SUV que fizesse um percurso citadino de 33 quilómetros diariamente durante 15 anos.
A comparação do ciclo de vida é feita entre um SUV a diesel de 7 litros aos 100, um híbrido plug-in que faça 30% dos quilómetros em modo elétrico e um 100% elétrico que consuma 18,3 kWh/100 km.
O resultado é este:
Uma ferramenta para particulares e decisores
A calculadora da IEA também permite aos utilizadores definir e ajustar pressupostos sobre o fornecimento de energia. Estes incluem a intensidade das emissões da produção de eletricidade ou, no caso dos veículos convencionais e híbridos plug-in, o nível de mistura de biocombustíveis nos combustíveis fósseis, bem como as emissões associadas, tanto hoje como em cenários futuros.
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Isto permite aos utilizadores visualizar os efeitos nas futuras emissões de um automóvel dos progressos na descarbonização dos sectores relevantes – incluindo num cenário baseado nas definições políticas actuais e num cenário em que o mundo está no bom caminho para atingir emissões líquidas nulas até 2050.
Calculadora tem em conta extração de minerais
A avaliação do ciclo de vida pode proporcionar uma visão global das emissões de um produto, processo ou serviço ao longo do seu ciclo de vida. “No caso dos veículos eléctricos, a avaliação do ciclo de vida tem em conta as emissões provenientes da extração de minerais essenciais para as baterias, bem como a mistura de produção de eletricidade utilizada para alimentar o veículo.
“No caso dos veículos eléctricos, a avaliação do ciclo de vida tem em conta as emissões provenientes da extração de minerais essenciais para as baterias, bem como a mistura de produção de eletricidade utilizada para alimentar o veículo”, diz a IEA.
A Calculadora de Avaliação do Ciclo de Vida dos VE foi desenvolvida no âmbito do Programa Global do Fundo para o Ambiente Mundial (GEF) para apoiar os países na mudança para a mobilidade eléctrica. A calculadora complementa a ferramenta Total Costs of Ownership da AIE, lançada em dezembro de 2022, e o Global EV Outlook 2024, lançado em abril, bem como o Global EV Data Explorer e o Global EV Policy Explorer.