Pela primeira vez, a Tesla vê estagnar o crescimento em em Portugal, travando a fundo na taxa de progressão homóloga.
A marca norte-americana continua confortável no primeiro lugar do top de vendas de veículos elétricos em Portugal, com 906 automóveis vendidos, mas a Tesla apenas aumentou as suas vendas em 4,5% em maio, comparativamente ao mesmo mês do ano passado.
Neste artigo:
Travão a fundo no crescimento da Tesla
A taxa de crescimento dos veículos matriculados pela Tesla é significativamente inferior à conseguida ao longo dos primeiros meses do ano, em que atingiu sempre números na casa dos 50% relativamente ao ano passado.
Só em abril, a Tesla registou um aumento de 59,9% relativamente ao ano anterior, de acordo com os dados da ACAP, a associação do setor automóvel em Portugal
BMW e Volvo firmes
Ao contrário da Tesla, a BMW e a Volvo mantêm um crescimento sustentado. A marca alemã e a construtora sueca continuam com números muito expressivos e seguem no 2º e 3º lugar dos 100% elétricos mais vendidos em Portugal.
A BMW matriculou 326 automóveis, o que representa um aumento de 69,8% em relação a maio do ano passado.
Já a Volvo continua a cavalgar no êxito do EX30 e matriculou 278 automóveis 100% elétricos, subindo 73,8% relativamente ao período homólogo.
Smart com maior variação homóloga
A Smart é a marca que regista o maior crescimento relativamente às vendas de maio do ano passado.
Subscreva a Newsletter
Com 68 viaturas vendidas em Portugal, a Smart teve um impressionante aumento de 423,1% de crescimento homólogo. O Smart #1 e o Smart #3 estão a fazer o seu caminho.
BYD impõe-se no mercado
A BYD está a impôr-se definitivamente no mercado automóvel em Portugal. A marca chinesa teve um aumento de vendas em termor homólogos de 329% em maio, um mês em que os veículos 100% elétricos representaram 15,9% das matrículas de ligeiros de passageiros.
A marca chinesa tem-se deparado com alguns problemas de stock de automóveis para entrega, mas mesmo assim colocou na estrada 133 automóveis.
Este número não a impediu de descer para a sétima posição do top 10 de matrículas de automóveis 100% elétricos, por troca com a Audi.
As vendas do construtor chinês têm sido transversais em relação aos modelos que tem em carteira no mercado nacional, mas a BYD está a capitalizar a notoriedade adquirida com a conquista do troféu de Carro do Ano pelo Seal.