O BYD Seal foi eleito o Carro do Ano 2024 em Portugal. Esta é a primeira vez que um automóvel 100% elétrico (BEV) vence o Volante de Cristal.
Com este prémio, pode dizer-se que o construtor chinês chegou, viu e venceu.
Neste artigo:
BYD Seal vence em várias categorias
O Carro do Ano 2024 em Portugal foi conhecido esta noite. O BYD Seal foi o grande vencedor, tendo ainda sido galardoado como o melhor elétrico e levado o título de melhor design.
A construtora chinesa chegou ao mercado português em maio e o BYD Seal foi o último modelo a ser apresentado.
O automóvel é construído com base na moderna plataforma e-platform 3.0, desenhada especialmente para automóveis elétricos, o que torna o interior do BYD Seal particularmente espaçoso.
A versão que venceu o prémio Carro do Ano 2024 em Portugal foi a Excellence, equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma potência combinada de 530cv. A Blade Battery proprietária da marca, de 83 kWh, permite-lhe uma autonomia de até 520 quilómetros.
Carro do Ano 2024 em Portugal: todos os premiados
O Seguro Direto Carro do Ano / Volante de Cristal atribui prémios em várias classes. Os vencedores este ano foram: Carro do Ano 2024 – BYD Seal; Citadino do Ano – Renault Clio E-Tech Esprit Alpine; Elétrico do Ano – BYD Seal Excellence 83 kWh; Desportivo/Lazer do Ano – Honda Civic Type R 2.0 i-VTEC; Híbrido do Ano – Toyota C-HR 1.8 Hybrid; Híbrido Plug-in do Ano – Toyota Prius PHEV 2.0 Premium; Familiar do Ano – Renault Espace E-Tech Iconic; Grande SUV do Ano – KIA EV9 First Edition; SUV Compacto do Ano – Jeep Avenger Summit.
Daniela Simões, CEO da Miio, foi distinguida com o prémio Personalidade do Ano, e o sistema Lidar, da Volvo, venceu o prémio Tecnologia e Inovação.
O prémio Carro do Ano/Volante de Cristal é uma iniciativa da SIC Notícias e do Expresso, e reflete a votação de 19 jornalistas em representação dos seus órgãos de comunicação social. Os jornalistas tiveram em conta a estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental .
Interessante como não foi só o Carro do Ano um EV, como os EVs também ganharam muitas outras categorias.