As vendas do Xiaomi SU7 vão começar a 28 de março, indicou o fabricante chinês. Este é o primeiro automóvel da marca a ser produzido.
Neste artigo:
Xiaomi SU7 ainda sem preço
O evento de lançamento está marcado para 28 de março e ainda não se conhece oficialmente o preço do automóvel, mas aponta-se para preços na ordem dos 46.000€.
Nesta primeira fase, o Xiaomi SU7 vai ser vendido esclusivamente no mercado chinês. Este 100% elétrico (BEV) é a primeira incursão do fabricante de telemóveis no mercado automóvel, mas a ambição é grande.
À venda em 29 cidades
O anúncio oficial do início da venda do BEV da marca foi feito hoje, através de um post na rede social Weibo.
No post, o fabricante anuncia que o Xiaomi SU7 estará só à venda em 59 lojas de 29 cidades na China.
Só depois desta primeira fase, o novo automóvel 100% elétrico começará a chegar a mais lojas, optando a Xioami por vender o modelo nas suas lojas oficiais, mas também em concessionários.
Apesar de o lançamento estar previsto para 28 de março, altura em que o veículo está disponível para compra, o Xiaomi SU7 ficará à disposição de eventuais compradores
O fundador e CEO da Xiaomi, declarou estar “entusiasmado” por anunciar o lançamento doméstico do Automóvel. Num post na rede social X, Lei Jun afirma que a empresa cumpre “a nossa promessa de 3 anos de conseguir tecnologia de ponta e experiência de condução excecional”.
Não há qualquer notícia – ou sequer rumor – sobre a chegada do SU7 à Europa. O que se sabe, isso sim, é que é bem provável que tal aconteça.
Xiaomi com grandes ambições
Com efeito, as aspirações da Xiaomi no marcado automóvel são grandes. Aquele que é um dos maiores fabricantes de smartphones do mundo quer também ser uma marca global enquanto construtor automóvel.
Em dezembro, durante a apresentação do SU7 , Lei Jun, o fundador e CEO da companhia, afirmou a ambição de tornar a Xiaomi num dos cinco maiores construtores mundiais de veículos elétricos a longo prazo.
Velocidade impressionante
O Sedan SU7 é apresentado como tendo na velocidade e acelaração um dos seus principais atributos.
Aliás, o nome completo do veículo é Speed Ultra 7. O SU7 consegue atingir uns impressionantes 256 km/h, não se sabendo, contudo, se a sua velocidade não será limitada eletronicamente, pelo menos em alguns mercados.
Buzz criado no MWC
Depois de se ter mostrado no Mobile World Congress, em Barcelona, o Xiaomi SU começou a gerar um grande buzz nas redes sociais e nos meios internacionais. Na altura, Lei Jun afirmou apenas que o lançamento estava “para breve”, mas sem adiantar mais pormenores.
A verdade é que, apesar de ser um dos maiores construtores mundiais de smartphones e de ter levado novidades para o Mobile World Congress, o grande protagonista do stand da Xiaomi foi o automóvel 100% elétrico da marca.
Criada a expetativa, chegou o momento do lançamento do automóvel para o mercado interno, levando a que as ações da Xiaomi subissem 7% na bolsa de valores chinesa.
Capacidade para montar 200.000
O Xiaomi SU7 é produzido numa numa unidade em Pequim, do fabricante de automóveis estatal BAIC Group, com capacidade para montar 200.000 unidades anualmente.
O gigante dos smartphones comprometeu-se a investir 10 mil milhões de dólares em automóveis ao longo de uma década.
Leia também:
A Xiaomi foi um dos últimos fabricantes a ver o ok das autoridades chinesas para a produção de veículos elétricos.
Pequim tem-se mostrado relutante em permitir a entrada de novos players num mercado que pode criar excesso de oferta.