Lotus Emeya Lotus Emeya

Lotus Emeya: hiper-GT elétrico já tem preço para a Europa

O Lotus Emeya já tem preço definido para a Europa. O primeiro hiper-GET 100% elétrico da marca custará 106.400 euros na versão de entrada.

Lotus Emeya
O Lotus Emeya começará a chegar ao cliente no final de 2024 @Lotus

Companheiro de estrada que é um desportivo

Com quatro portas com assistência elétrica e espaço de sobra para os passageiros, o Lotus Emeya tem uma capacidade de bagagem de até 509 litros. O modelo 100% elétrico da marca é um bom companheiro de estrada, pela sua capacidade, conforto e espaço para todos os passageiros, e ainda pela autonomia, sem deixar de ser um desportivo.

Com uma velocidade máxima de 255 km/h e um motor capaz de debitar 675 kW (905 cv) na versão topo de gama, o Lotus Emeya é um automóvel com autonomia máxima de 610 quilómetros. Ao utilizar um carregador rápido de 350 kW DC, consegue atingir uma carga de 10-80% em 18 minutos.

O Lotus Emeya acelera dos 0-100 km/h em menos de 2,8 segundos, tornando-o um dos automóveis eléctricos mais rápidos do mundo.

Automóveis elétricos “não têm de ser aborrecidos”

São estas as caraterísticas que levam o diretor-executivo do grupo a afirmar que “os automóveis elétricos não têm de ser aborrecidos”.

Feng Quinfeng sublinha que o grupo Lotus está “a combinar a nossa rica herança de automóveis desportivos com as mais recentes tecnologias de ponta para redefinir o que significa conduzir um veículo elétrico”.

“O Emeya combina na perfeição uma condução e um comportamento excepcionais com luxo, desempenho, conforto, conetividade e autonomia de classe mundial – proporcionando aos condutores o derradeiro pacote de grand tourer com a experiência de condução inigualável de um verdadeiro Lotus.”

Feng Quinfeng, diretor-executivo do Grupo Lotus

Conduzir um verdadeiro desportivo

A marca afiança que colocou no desenho e construção deste Lotus Emeya um cuidado extra, por se tratar do primeiro BEV da marca.

Assim, “todos os elementos do automóvel foram concebidos para ligar os condutores à estrada e evocar a sensação genuína de estar num verdadeiro automóvel desportivo Lotus”.

Da suspensão dinâmica à aerodinâmica ativa, passando pela potência do seu motor e pelos travões leves em carbono-cerâmica, e terminando na posição baixa de condução, tudo no Lotus Emeya foi concebido para potenciar as caraterísticas de um verdadeiro desportivo.

Força descendente agarra à estrada

O Emeya apresenta um design de suspensão inovador, disponível com tração integral, controlo ativo avançado da rolagem e direção nas rodas traseiras. A aerodinâmica ativa avançada, como um amortecedor de ar ativo sob o para-choques dianteiro e um spoiler traseiro ativo, aumentam a força descendente e, consequentemente, a estabilidade do automóvel quando estão ativados e reduzem a resistência quando não estão ativados.

Lotus Emeya agarra à estrada
A força descendente do Lotus Emeya agarra-o à estrada @Lotus

O Lotus Emeya consegue uma força descendente de 150 kg a 250 km/h, com um baixo coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,21 Cd.

Desta forma, os condutores podem adaptar a experiência de condução ao seu ambiente. A marca dá como exemplo, “numa estrada técnica de montanha, o condutor pode ativar o modo Sport para aumentar a força descendente, aumentar a agilidade e estabelecer uma melhor ligação com a estrada”.

Preparado para circuitos

Os atributos de arrefecimento do novo design avançado da bateria de camada dupla de alto desempenho permitem uma repetibilidade e sustentabilidade ainda maiores do desempenho.

Além de uma maior autonomia entre carregamentos conseguida com a otimização do espaço que permitiu um ganho de mais 20% de células no mesmo espaço, o design da bateria de camada dupla permite que não aqueça em demasia, mesmo em condições de condução extremas, como num circuito.

Modos de condução para todos os gostos

Os travões leves em carbono-cerâmica reduzem o peso e a distância de travagem, contribuindo para o comportamento dinâmico do veículo e duplicando a vida útil dos componentes.

O Lotus Emeya oferece até cinco modos de condução, incluindo Range, Tour, Sport, Individual e Track, permitindo aos condutores controlar a altura de condução, a rigidez da suspensão pneumática, a resposta à aceleração, a configuração do banco e muito mais para otimizar a eficiência, o desempenho e o conforto em qualquer ambiente.

Suspensão controlada eletronicamente

Um sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente com sensores avançados a bordo responde às alterações nas condições da estrada e ajusta automaticamente a configuração do veículo.

Este sistema assegura uma condução mais suave e uma boa experiência de condução . Em combinação com a posição de condução baixa do Lotus Emeya, todos os elementos do automóvel foram concebidos para ligar os condutores à estrada e evocar a sensação genuína de estar num verdadeiro automóvel desportivo Lotus.

Um interior de primeira

No Lotus Emeya, o design do interior foi pensado tendo por objetivo proporcionar um ambiente que permita uma viagem confortável para todos os ocupantes.

Exemplo disso é o facto de todos os ocupantes puderem usufruir de bancos com cinco modos de massagem com três níveis de intensidade, bem como o espaço para as pernas, mesmo dos passageiros que viajam nos bancos traseiros, e que é descrito pela marca como sendo generoso”

Interior Lotus Emeya
O cockpit do Emeya @Lotus

As funções de iluminação ambiente interagem com a experiência do condutor. Ao receber uma chamada telefónica, os elementos do painel de instrumentos pulsam para notificar o condutor e, quando está a carregar, a iluminação ambiente no painel de instrumentos flutuante muda para verde.

Portas com sensores

As portas com assistência eléctrica tornam a entrada no veículo mais fácil . As portas do Lotus Emeya estão equipadas com sensores que detetam obstáculos.

Assim, se os sensores detetarem qualquer obstáculo, asseguram que a porta não se abrirá se o veículo estiver em risco de sofrer danos. Além disso, um sensor de pé na porta traseira permite que os clientes abram facilmente a bagageira, mesmo quando têm as mãos ocupadas.

Teto panorâmico inteligente

O Lotus Emeya está equipado com um teto de vidro panorâmico inteligente avançado, que possibilita que os condutores possam alternar entre opaco e transparente, o que permite desfrutar-se de uma sensação de espaço em conforto, independentemente da hora do dia.

frente Lotus
Linhas desportivas @Lotus

Os condutores têm também a opção de tornar opacas secções individuais do tejadilho, o que permite bloquear a luz solar direta enquanto mantêm o resto do tejadilho aberto.


Um automóvel que aprende


O sistema inteligente de encaminhamento de veículos eléctricos instalado no Lotus Emeya faz com que o automóvel seja capaz de aprender padrões de condução individuais, tais como horas de partida, destinos e percursos, para oferecer a cada condutor uma experiência personalizada

A este sistema junta-se um ecrã de Realidade Aumentada para o condutor, que lhe permite ver claramente os dados importantes do veículo sem tirar os olhos da estrada.

Emeya aprende
O Emeya chega à Europa no terceiro trimestre @Lotus

O Emeya vem equipado com um sistema de infoentretenimento Lotus Hyper OS HD OLED de 15,1 polegadas de última geração. Alimentado pela tecnologia de jogo Unreal Engine, o automóvel é capaz de responder rapidamente em tempo real a quaisquer alterações efectuadas pelo condutor e ajustar-se em conformidade.

As atualizações de software são feitas over-the-air, sempre que necessário, e entregues diretamente em cada Emeya.

Lotus Emeya com 3 variantes

O novo Lotus 100% elétrico foi lançado na China a 18 de janeiro e começara a chegar à Europa no terceiro trimestre do ano.

Está disponível em três variantes:

A Emeya, que é o ponto de entrada da gama, tem um preço-base a partir de 106.400€. O Emeya S, um modelo Hyper-GT, tem um preço de 126.950€.

Finalmente, o topo de gama é o Emeya R, comercializado a partir de 150.990€.

O Lotus Emeya está disponível em seis cores, incluindo dois novos acabamentos disponíveis como opções exteriores em toda a gama de veículos eléctricos Lotus – Cinzento Boreal e Laranja Fireglow.

As cores adicionais incluem o Amarelo Solar, o Branco Akoya, o Preto Stellar e o Cinzento Kaimu.

Os interessados já podem configurar o Lotus Emeya e terem uma noção muito precisa do automóvel que poderão encomendar mais tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *