As pré-encomendas do Xiaomi YU7 esgotaram a capacidade de produção do modelo durante mais de um ano.
O SUV elétrico registou 240 mil encomendas confirmadas nas primeiras 18 horas e a produção anual da marca não consegue dar resposta antes de meados de 2026.
Neste artigo:
Capacidade de produção comprometida até ao próximo verão
A Xiaomi tem já vendida toda a produção do SUV elétrico YU7 até meados de 2026 — apenas três meses depois do modelo ter sido anunciado e um dia depois de abertas as encomendas.
Foi um sucesso imediato, com 289.000 pedidos registados na primeira hora e 240.000 encomendas confirmadas em apenas 18 horas.
O sucesso foi de tal ordem que a capacidade de produção da fábrica da marca em Pequim não conseguirá dar resposta a novos pedidos antes do segundo semestre do próximo ano, de acordo com o Car News China.
Linha de montagem partilhada com o SU7
Importa lembrar que o SUV elétrico Xiaomi YU7 partilha a linha de montagem com o sedan SU7, o primeiro modelo da Xiaomi, também ele com procura elevada e tempos de espera superiores a 45 semanas em algumas variantes. Ou seja: os dois modelos disputam o mesmo espaço de produção, o que torna ainda mais desafiante o cumprimento dos prazos de entrega.
Embora a segunda fase da fábrica (F2) deva entrar em operação em julho, a marca já admitiu que não terá como antecipar entregas antes de 2026, mesmo com um eventual aumento no ritmo de produção.
A caminho de uma nova fábrica?
Face à pressão, a Xiaomi adquiriu recentemente 485 mil m² adicionais para expansão da unidade industrial, uma possível “Fase 3” ainda sem data oficial de arranque. Até lá, a produção do YU7 está comprometida por um ano, colocando a marca perante o maior desafio logístico desde a sua entrada no setor automóvel.
A gigante da eletrónica conseguiu entregar 200.000 unidades do seu primeiro automóvel elétrico, o SU7 em apenas um ano, naquela que foi uma estreia retumbante como construtora automóvel. Tanto o SU7 como agora o SUV YU7 apenas são comercializados na China. Apesar de a marca ter planos para vender no mercado internacional, tal só acontecerá quando conseguir ter uma capacidade de produção que satisfaça a procura.