Numa nova ronda de testes de segurança da Euro NCAP, todos os automóveis com nota máxima de 5 estrelas são totalmente elétricos e chegam quase todos da China.
Neste artigo:
100% elétricos “entre os mais seguros do mercado”
A Euro NCAP acaba de divulgar os resultados mais recentes dos seus testes de segurança e os dados não deixam margem para dúvidas: os cinco únicos modelos que conquistaram as cobiçadas 5 estrelas são todos 100% elétricos. Num panorama em que a exigência técnica dos testes está cada vez mais elevada, os veículos sem motor de combustão interna não só mantêm a sua competitividade ambiental, como assumem também a dianteira na proteção de ocupantes e utilizadores vulneráveis da estrada.
“Estes resultados mostram que os automóveis elétricos estão entre os mais seguros do mercado,” destacou Aled Williams, responsável de programa da Euro NCAP. “O facto de todos os modelos com nota máxima nesta ronda serem totalmente elétricos não é coincidência — é um sinal claro de maturidade tecnológica.”
Cinco elétricos, 5 estrelas
Na sua última ronda de testes, o Euro NCAP testou 9 veículos, tendo dado 5 estrelas a apenas outros tantos veículos. São eles:
- Polestar 4 — SUV coupé elétrico da marca sueca, obteve 92% na proteção de adultos e excelente desempenho geral.
- MG P9 EV — Pick-up elétrica desenvolvida pelo grupo SAIC, alcançou 91% na proteção de adultos e 89% nas tecnologias de assistência à condução.
- ZEEKR 7X — SUV 100% elétrico da nova submarca premium da Geely, também com 91% de proteção para adultos.
- OMODA 9 — Novo SUV elétrico da CHERY, destacou-se pelos 88% na proteção de peões.
- Lynk & Co 02 — Versão atualizada do modelo compacto, agora 100% elétrico, com 89% nos sistemas de assistência à condução — o valor mais elevado do conjunto.
Estes cinco modelos — todos construídos sobre plataformas elétricas dedicadas — demonstraram não só elevada integridade estrutural, mas também avanços significativos nos sistemas ativos de segurança. Dos cinco automóveis com nota máxima de 5 estrelas, três são de marcas chinesas, sendo que a Polestar e a Lynk & Co pertencem ao grupo chinês Geely.
Combustíveis fósseis em desvantagem — falhas graves em modelos com motor térmico
Em contrapartida, os modelos equipados com motores de combustão interna enfrentaram sérias dificuldades nesta ronda. Os CHERY TIGGO 7 e TIGGO 8, ambos SUV familiares com motor a gasolina, apresentaram falhas críticas no funcionamento dos airbags laterais de cortina. A Euro NCAP detetou anomalias na inflação e na fixação dos airbags, levando à atribuição de apenas quatro estrelas, apesar de uma reavaliação técnica por parte do fabricante.
Também o novo Hyundai INSTER, um pequeno elétrico urbano, ficou-se pelas quatro estrelas devido à abertura acidental da porta do condutor durante um teste de impacto lateral com barreira. O caso serve de alerta sobre a importância de validar todos os componentes estruturais, mesmo nos segmentos mais acessíveis.
Por seu lado, a Ford melhorou a classificação do Tourneo Courier para quatro estrelas, após reforçar a proteção dos ocupantes traseiros — anteriormente classificada como inadequada.
Elétricos provam que segurança e sustentabilidade podem andar de mãos dadas
A Euro NCAP recorda que os veículos elétricos, além de reduzirem as emissões locais, integram cada vez mais soluções avançadas de segurança ativa: desde a travagem autónoma com deteção de peões e ciclistas até sistemas de monitorização da atenção do condutor e manutenção automática na faixa de rodagem.
“Há ainda quem questione se os veículos elétricos sacrificam segurança pelo design inovador ou pela eficiência energética. Os resultados desta ronda provam exatamente o contrário,” frisou Williams. “Plataformas dedicadas a elétricos, com melhores centros de gravidade e zonas de deformação otimizadas, estão a permitir níveis recorde de proteção.”
Pressão aumenta sobre fabricantes tradicionais
Com os regulamentos europeus a imporem metas cada vez mais ambiciosas em termos de segurança e emissões, os fabricantes que continuam a apostar exclusivamente em modelos com motorização térmica enfrentam uma pressão dupla: ambiental e técnica.
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A Euro NCAP admite que continuará a elevar o grau de exigência dos seus testes, incluindo novas avaliações em cenários reais de cidade e em proteção de utilizadores vulneráveis. “A segurança automóvel não é estática; está sempre a evoluir — e os veículos devem evoluir com ela,” concluiu o responsável técnico da organização.